Mostra em Diadema estimula debate sobre sustentabilidade
Apresentações teatrais fazem parte do encerramento do Projeto Ecoviver
- Data: 27/09/2019 09:09
- Alterado: 27/09/2019 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Apresentações teatrais fazem parte do encerramento do Projeto Ecoviver
Crédito:Mauro Pedroso
Na tarde desta quinta-feira, 26/09, 220 alunos de quatro escolas de Diadema realizaram uma mostra no Centro Cultural Okinawa com as quatro melhores peças teatrais desenvolvidas para o Projeto Ecoviver. Com o objetivo de sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para um novo olhar sobre sustentabilidade e estimular a reflexão e o debate sobre o tema, o Ecoviver, da concessionária EcoRodovias, existe desde 2006 e é dividido em cinco etapas desenvolvidas durante o ano. Esta é terceira edição do projeto no município.
As finalistas foram escolhidas a partir de critérios como direção, figurino, cenário, roteiro e conjunto. Além da apresentação dos alunos, houve também o espetáculo profissional “A menina que guardava o fim do mundo”, que narra um acontecimento que muda repentinamente a realidade de duas crianças e as leva a descobrirem que a natureza é uma rede onde tudo se conecta.
Ana Lara Rocha dos Santos, de 10 anos, é aluna da EMEB Olga Benário Prestes e apresentou a peça “A saga do nordestino”. Para Ana Lara, o trabalho em equipe foi um dos pilares do projeto. “Eu achei o projeto muito legal porque temos a oportunidade de desenvolver ideias sustentáveis, mas se não tivesse a união de todos nada teria dado certo”, pontuou a aluna.
A professora da EMEB Sagrado Coração de Jesus, Camila Laureana Parente, destacou que o projeto incentiva os estudantes a desenvolverem autonomia e vontade de mudar o ambiente em que vivem. “Buscamos fazer um resgate histórico do nosso bairro e entramos em contato com as empresas do entorno para saber de que maneira os alunos conseguiriam desenvolver um trabalho capaz de ajudar a comunidade. Hoje, apresentamos uma peça que representa tudo o que eles aprenderam nesta coleta de dados”, explicou.
Em 2019, as escolas participantes debateram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, a partir deles, desenvolveram as diversas etapas desde pesquisa até a redação e apresentação da peça teatral, passando por planejamento e mobilização com parceiros e familiares para atuação em conjunto para a formação de munícipes ambientalmente sustentáveis.
O secretário de Educação, Cacá Vianna, ressaltou a importância da parceria com a EcoRodovias e agradeceu o engajamento dos professores com o projeto. “É muito importante que as crianças tenham responsabilidade com o meio ambiente. Ações como essa resultam, no futuro, em cidadãos compromissados com as políticas públicas do meio ambiente”, destacou.
“A nossa ideia é despertar nos alunos noções de sustentabilidade que eles possam disseminar por toda a comunidade escolar. Levando e aplicando os objetivos do Ecoviver para casa, essas crianças serão capazes de construir um futuro muito mais ecológico”, assegurou a coordenadora local do projeto, Patrícia Queiroz.
As escolas finalistas foram EMEB Professora Annete Melchioretti com o teatro de sombras “A força do estudo”, EMEB Inspetor Reinaldo José Santana Piró com “A terra dos meninos pelados”, EMEB Olga Benário Prestes com “A saga do nordestino” e EMEB Sagrado Coração de Jesus com “Coletivo construtivo”.