Moradores da região Norte de Diadema encaminham demandas e fazem elogios

Prefeito disse na plenária do Bora Participar que a população é exigente, mas reconhece o trabalho que está sendo feito

  • Data: 24/08/2023 17:08
  • Alterado: 24/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Moradores da região Norte de Diadema encaminham demandas e fazem elogios

Moradores da região Norte de Diadema encaminham demandas e fazem elogios

Crédito:Mauro Pedroso

Você está em:

As demandas apresentadas na segunda plenária do programa Bora Participar realizada na região Norte na quarta-feira (23) mostrou o quanto Diadema avançou nos dois últimos anos, pois no primeiro encontro com os moradores, em maio do ano passado, as reivindicações exigiam implantação de novas políticas públicas, e agora o pedido é pela ampliação e melhoria dos programas sociais já existentes.

Com as cinco UBSs da região já contempladas pelo programa Nota 10 e as 13 escolas municipais reformadas, as demandas apresentadas voltaram-se para a aceleração do programa de regularização fundiária, ampliação do atendimento aos autistas e familiares e revitalização de espaços comunitários, além das questões relacionadas à zeladoria da cidade.

Se na primeira plenária os moradores fizeram muitas reclamações e questionamentos, desta vez as demandas foram mais pontuais e não faltaram elogios e parabéns pelo que a Prefeitura já realizou na região.

O prefeito José de Filippi Jr disse que essa é uma boa indicação de que a equipe está trabalhando e o povo está reconhecendo. “Fico feliz, pois vivemos o primeiro ano da gestão com muita dificuldade, com pandemia, e agora é olhar para a frente e ter energia para fazer a cidade melhor. O povo exige, mas também reconhece”, comentou.

Atendendo as demandas

Filippi abriu a plenária dizendo que, antes, o morador não tinha como encaminhar as demandas para a Prefeitura, e agora o aplicativo Colab resgatou esse serviço. Dos 2.647 pedidos apresentados pelos moradores da Norte – a maioria relacionada a falta de iluminação pública, poda de árvores e serviço de tapa buracos – a Prefeitura atendeu 70% delas, e está encaminhando as outras.

Aos moradores que reivindicam o título de propriedade de seus terrenos, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda, disse que o programa Regulariza Diadema já beneficiou 1.365 famílias da região, e estão sendo encaminhadas a titulação na Vila Olinda, Vila Odete e na rua Macahuba.

Patrícia e Paulo pediram a revitalização do Centro Público Thereza Lino, e ouviram que o local será reconstruído e voltará a ter atividades que recuperem o espaço de cidadania que foi antes de ser abandonado pela gestão passada.

O secretário da Saúde, Zé Antônio, disse ao grupo das mães de autistas que atualmente são 400 profissionais apoiando as pessoas deficientes. “Vamos instituir um grupo para implantar um programa interdisciplinar e discutir as dificuldades das mães dos estudantes no espectro autista”, informou.

Para os moradores que pediram mais um park pet na região, o secretário de Meio Ambiente, Vagner Feitosa, disse que vai ver se há essa possibilidade no núcleo 18 de agosto. Dona Jurema reivindicou uma horta comunitária, e o secretário da Segurança Alimentar, Gel Antônio, disse que é possível e vai percorrer a região para encontrar um local.

Ao final, Filippi agradeceu a disposição dos moradores, que deixaram o convívio com a família para participarem da plenária. “Com vocês aqui, a gente conquista mais direitos para nossa cidade”, finalizou.

Compartilhar:

  • Data: 24/08/2023 05:08
  • Alterado:24/08/2023 17:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados