Moradores aprovam atendimento nas UBSs de Diadema
Pesquisa de opinião registrada nos totens das Unidades aponta grau de satisfação dos usuários maior que 90%, nos últimos quatro meses
- Data: 14/06/2023 09:06
- Alterado: 14/06/2023 09:06
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm papel fundamental na solução das principais demandas da população, como consultas, vacinas, curativos, procedimentos de enfermagem e odontológico. E quem passa em atendimento na rede municipal de Atenção Básica de Diadema aprova o trabalho realizado. É o que mostra a pesquisa de avaliação espontânea registrada nos totens instalados nas UBSs da cidade: em abril, o grau de satisfação foi positiva para 94% dos usuários (36% satisfeito e 58% muito satisfeito), o que deixou a probabilidade de recomendar o serviço também em 94% (33% provável e 61% muito provável). A qualidade do atendimento prestado pelos profissionais do serviço chegou a 95% de aprovação, sendo boa para 28% e excelente para 67% dos atendidos.
No início do ano, os três itens de avaliação tiveram mais de 90% de aprovação. Em janeiro, 93% de probabilidade de recomendar o serviço; 92% para avaliação do atendimento e o grau de satisfação. Em fevereiro, os índices ficaram em 92%, 94% e 93% respectivamente. Já no mês de março, todos os índices subiram. A chance de uma pessoa recomendar o serviço da Unidade aumentou para 94%; a aprovação do atendimento realizado pelos profissionais chegou a 95%; de todas as pessoas que responderam à pesquisa, 94% se classificou como satisfeito ou muito satisfeito.
Nesse primeiro quadrimestre, 39.637 pessoas responderam à pesquisa espontânea.
“A avaliação reflete o pensamento de quem foi ou é atendido pela UBS. Algumas vezes, pode haver a impressão de que o Sistema Único de Saúde não é bom, mas essa não é a realidade das pessoas que estão sendo acolhidas na rede municipal. Este governo tem apoiado as iniciativas que são necessárias para a recondução da Atenção Básica no município e tem se esforçado em colocar mais profissionais à disposição da população, construindo um diálogo permanente com os trabalhadores em busca de aprimorar o conhecimento e criar condições ambientais para que todos se sintam também acolhidos”, explica Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica.
“Sabemos que há pontos a serem melhorados e precisamos ouvir quem usa o serviço para que os ajustes sejam feitos e a qualidade melhore a cada dia. Por isso é importante que o usuário responda a pesquisa. São alguns minutos que farão diferença no modo de pensar e organizar o atendimento. Além disto, convidamos os moradores para participarem das reuniões do Programa Saúde no Território que são uma oportunidade para que a população dê sugestões, tire dúvidas e ajude a fortalecer esse caminho de avanço para o SUS em Diadema”, ressalta o secretário municipal de saúde, José Antônio da Silva.
Serviço
A pesquisa ainda aponta quais as principais demandas da população ao procurar a UBS. As consultas médicas e de outros profissionais ficam em primeira posição com 14.450 atendimentos. Já o segundo motivo para a ida à Unidade fica por conta de curativos, vacinas, medicações e inalação com 9.185 procedimentos, seguido por 6.596 atendimentos da recepção.
A procura pelo serviço da farmácia (4.973), odontologia (2.040) e enfermagem (906) também aparecem como os mais requisitados pelos moradores.
Totem em todas as UBS
Os totens estão instalados em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde e fazem parte das melhorias do Programa UBS Nota 10. Até agora, 16 Unidades foram beneficiadas com reforma e adequações. Neste mês, as UBS ABC e Inamar serão entregues a população, completando 90% da rede de Atenção Básica atendida pelo programa.
Mesmo as Unidades que ainda não tiveram as adequações concluídas já estão com os totens. No aparelho é possível retirar senha de atendimento e responder à pesquisa de avaliação.