Moisés conquista ouro com Igor e dedica título do Aberto em Niterói (RJ)
Carol Horta e Tory vencem torneio feminino na Praia de Icaraí; neste domingo, final feminina do Top 8 decide campeãs da temporada
- Data: 20/11/2022 08:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Pódio masculino do Aberto da 15ª etapa
Crédito:William Lucas/Inovafoto/CBV
Quando entrou em quadra neste sábado (19.11) na Praia de Icaraí, em Niterói (RJ), Moisés não tinha na cabeça apenas o título do Aberto da 15ª e última etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Em seu boné, uma frase para expressar um sentimento que teve durante toda semana: “Isabel Eterna”, em lembrança à ex-jogadora Isabel Salgado, que faleceu na quarta-feira (16.11) aos 62 anos. Acabou levando a homenagem ao topo do pódio, conquistando o ouro ao lado de Igor Borges. Na disputa feminina, Carol Horta e Tory foram as campeãs.
“Essa semana foi muito difícil para mim. Perdi minha tia na sexta-feira, não pude ir ao velório, e na quarta-feira a gente recebe essa notícia. O Pedro (Solberg, filho de Isabel) é um irmão para mim. A gente sabe a importância da Isabel para o vôlei, a importância da Isabel na família dela, a liderança. Foi uma semana muito difícil e eu fui jogo a jogo. Fiquei muito triste de não ter podido ir ao velório dela, dar um abraço no Pedro. Dedico essa vitória a eles, à família Salgado. Muita força para eles”, afirmou Moisés.
Além do título em Niterói, Moisés e Igor terminaram o ano com um ouro do Aberto na sexta etapa (Vila Velha-ES), uma prata do Aberto na 11ª etapa (João Pessoa-PB) e três bronzes do Aberto, na quinta etapa (Saquarema-RJ), na 10ª etapa (João Pessoa-PB) e na 14ª etapa (Niterói-RJ). A conquista deste sábado veio com uma vitória por 2 sets a 0 sobre Mateus/Adelmo (21/13 e 21/13). Na disputa pelo terceiro lugar, Nícolas e Gabriel Zuliani ficaram com o bronze vencendo Jefferson/Romildo por 2 a 0 (21/17, 14/21 e 15/11).
“É uma sensação muito boa. A gente juntou no meio da temporada, com muitas dúvidas, mas a gente teve uma constância muito boa, sempre brigando por medalhas. Jogar em casa, com meus amigos, minha namorada, é gratificante demais. E consegui ganhar o melhor jogador da partida, o que só aumenta minha felicidade”, comemorou Igor, que é do Rio de Janeiro.
O terceiro título do Aberto de Carol Horta e Tory, que conquistaram o ouro na segunda etapa (Maringá-PR) e na 11ª etapa (João Pessoa-PB), além do bronze do Aberto na sexta (Vila Velha-ES) e na sétima etapa (Campo Grande-MS), veio com uma virada sobre Josi/Carol Goerl: 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/9 e 15/12. A medalha de bronze ficou com Verena e Ana Luiza, que venceram Naiana/Vivian por 2 a 1 (17/21, 21/12 e 17/15).
“Refletindo o ano todo, a gente começou nossa primeira etapa juntas, em Maringá, com um ouro, e fechamos o ano com um ouro aqui também. Então foi bem especial para a gente. Não consegui jogar bem o primeiro set, a Carol Goerl estava bloqueando bem do outro lado, e a gente começou meio tímidas. No segundo set fomos mais agressivas e deu confiança para nosso time”, analisou Tory. “A gente está superfeliz. A gente veio de uma etapa que não foi nada boa para a gente, mas conseguiu reverter a situação e ganhar essa etapa. No final deu certo, que é o mais importante”, completou Carol Horta.
CAMPEÃS BRASILEIRAS SAEM NESTE DOMINGO
O domingo (20.11) terá emoção até o último lance nas areias da Praia de Icaraí. Além da medalha de ouro do Top 8, a final entre Taiana/Hegê e Tainá/Vic decide o título feminino da temporada 2022 do Circuito Brasileiro, às 10h30. A decisão masculina, entre Vitor Felipe/Renato e George/André começa 9h30, e as disputas pelo bronze iniciam 8h15. O sportv 2 transmite as duas finais.
MELHORES DO ANO
Outros sete atletas saíram da arena com motivos para comemorar neste sábado. Entre as finais do Aberto, foi realizada a primeira parte da premiação de Melhores do Ano, escolhidos pelo voto dos próprios atletas e técnicos que participam da competição, com os troféus entregues por Virgílio Pires, superintendente de Relações Institucionais da CBV.
Duda e George foram os destaques das premiações de fundamentos. Ela ganhou quatro troféus (melhor saque, melhor passe, melhor ataque e melhor defesa), e ele foi premiado em três categorias (melhor passe, melhor defesa e melhor levantamento). Seus parceiros, Ana Patrícia e André, foram eleitos os melhores bloqueadores.
Taiana ganhou o prêmio como melhor levantadora, Evandro teve o melhor saque, e Renato ganhou no ataque.
Neste domingo, no intervalo das finais do Top 8, serão entregues mais quatro premiações de cada gênero: Melhor Técnico, Revelação do Ano, Melhor Jogador e Craque da Galera.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro