Missão para Itália tem respaldo do Ciesp Diadema e organização da Promo Brasile Italia
Indústrias da região do ABCDMRR terão a oportunidade de entender o mercado europeu, mas especificamente da Itália, em missão de negócios que está sendo organizado para novembro
- Data: 05/09/2023 08:09
- Alterado: 05/09/2023 08:09
- Autor: Redação
- Fonte: Ciesp Diadema
Advogado Giacomo Guarnera
Crédito:Divulgação
O suporte do Ciesp para a Associação Promo Brasile Italia é justamente fazer este contato aqui na região do ABC Paulista com os empresários. A ideia em primeiro lugar é apresentar o Estado de São Paulo, dentro da Associação e apresentar o Brasil nas suas características regionais para à Itália. A missão acontecerá em novembro de 2023. Prefeitos e industriais serão convidados para contar o que é o Estado de São Paulo, como funcionam suas empresas nas cidades, isso para estimular negócios com empresas italianas. Esses estímulos podem levar produtos para exportar, entrar na Europa através da Itália, ou a busca de parceria para melhorar a produtividade no Brasil.
“Acreditamos que a missão tem como primeiro objetivo, informar e explicar o que é este Estado grandioso, quais as características das indústrias paulistas e de suas regiões, o que é mais forte em um determinado lugar e em outros com suas cadeias produtivas”, explicou o advogado Giacomo Guarnera do escritório de advocacia Guarnera Advogados e presidente da Associação Promo Brasile Italia que articula e realiza esse contato entre os países.
Para o empresário que participar dessa Missão, ele terá os custos para a viagem e estadia. Chegando na Itália, uma série de eventos acontecerá, especificamente três eventos, em três cidades: Milão, Lombardia e Treviso. “Estaremos sempre juntos com as entidades diplomáticas brasileiras que nos acompanham nesses eventos. Vai ter um almoço de networking para as pessoas conhecerem, trocarem cartões, esclarecerem dúvidas ou possibilidades de negócios. Logo em seguida as empresas brasileiras que serão previamente conhecidas e saberemos o que elas procuram, encontrarão empresas italianas que tem um desejo compatível de comprar e vender”, frisa o advogado Giacomo Guarnera.
Essa missão vai preparar o ‘terreno’ para o segundo encontro, que na próxima oportunidade, serão os empresários italianos que virão para o Brasil em 2024. “Empresas italianas vêm visitar o Brasil e mais precisamente o Estado de São Paulo. E veremos quais localidades conforme as necessidades dessas empresas. Do ponto vista macro, primeiro é um conhecimento das oportunidades que temos no Brasil ou com empresas brasileiras exportadoras com essa aproximação, e isso tudo presencialmente”, reforça o presidente Associação Promo Brasile Italia.
O diretor titular do Ciesp Diadema, Anuar Dequech Jr., visando o momento propício para negócios que vêm crescendo, pós-pandemia, trouxe para conhecimento dos empresários do ABC Paulista, a Associação Promo Brasile Italia. Trouxemos a Associação para uma apresentação no Senai Diadema em 2022. Conforme às divulgações e conversas crescendo acerca desse networking, na primeira semana de agosto deste ano (2023) realizamos uma Plenária, desta vez nas dependências do Ciesp Diadema, e foi apresentado o fortalecimento dessa união com uma excursão em novembro para apresentar a cultura industrial paulista aos italianos e para os empresários paulistanos conhecerem a indústria italiana. E assim vamos apresentando oportunidades de negócios aos nossos associados”.
“O Ciesp Diadema está sendo crucial para entendermos a região do ABC Paulista. É interessantíssimo, o italiano não sabe o que é ABC, e por isso essa Missão, esses encontros, são importantes. Mas nós entendemos que o ABC é uma realidade muito próxima de São Paulo e com características peculiares para este tipo de intercâmbio. Então vai ser uma bela descoberta para os italianos, afinal, a quantidade de habitantes e indústrias são muito fortes nesta região”, reconhece o advogado Giacomo Guarnera que continua sua explanação: “o nosso trabalho é justamente levar aos italianos e trazer para os brasileiros o conhecimento das indústrias, essa cultura, e acabar com as burocracias, e faremos este meio campo para otimizar os erros e fazer os negócios com mais agilidade”.
Quatro anos de trabalho, Promo Brasile Itália já identificou setores, produtos e segmentos para fechar parcerias
Empresa que tem tecnologia de ponta na área por exemplo do agronegócio, transformação de produtos de alimentos de valor agregado do segmento agrícolas. A Itália, por exemplo, é líder em transformação de produtos alimentícios. Tem muita tecnologia que está atrás disso na Itália, seja para processamento e também para embalagens. “Nós imaginamos alguns setores de interesses das empresas italianas virem para o Brasil nesse primeiro momento. Tem uma parte muito importante de inovação, de processos produtivos, a indústria 4.0, a Itália está muito forte na questão de digitalização do processo industrial e se aplica a qualquer tipo de indústria. A cidade de Vêneto no nordeste da Itália tem uma força no metal mecânico e automotivo. Empresas ligadas à cadeia automotiva poderão achar parceiros interessados em entrar no mercado brasileiro ou juntos fazer melhores produtos”, revela Giacomo Guarnera.
Com um setor de energia muito mais amplo, a Itália está descobrindo como o Brasil é um país de energia renovável e infinitas possibilidades, isso eles não têm ideia de como é negócio no Brasil. Segundo Giacomo Guarnera uma empresa com um produto específico no caso do polímero pode encontrar um parceiro tanto na questão financeira, como tecnológica, esta é uma das vantagens de participar de um evento único como este. “Temos uma empresa paulista que produz polímero, plásticos, ela tem um mercado ótimo no Brasil e está crescendo, mas sozinha ela não consegue mais. Então ela procura um parceiro que seja forte, do ponto de vista tecnológico, no ponto de vista financeiro, e ela vai poder nesta viagem encontrar um parceiro forte, para alavancar o setor específico, no caso do polímero, plásticos”.
Guarnera continua: “os setores são muitos, porque no Brasil, diferentemente de outras nações, vocês têm uma indústria muito ampla, e na Itália isso não é conhecido. A imagem que se tem do Brasil lá fora, não é de um país industrial. Tem algumas diferenças tecnológicas que o Brasil ainda não domina, mas por isso que a parceria com empresas italianas pode ser interessante”.
Quais negócios já foram feitos nesses quatro anos de Promo?
Uma empresa brasileira conseguiu levar inovação tecnológica e vender seus produtos e serviços para uma empresa italiana sediada no Brasil. Depois desse contato, a empresa italiana pegou esse sistema de rastreamento das peças, desde a entrada na fábrica até a saída do produto acabado e levou para o mundo inteiro.
Outra na área de TI (Tecnologia da informação) estavam procurando empresas italianas que queriam entrar no mercado brasileiro, no mercado de TI e software. E através da Promo Brasile Italia formalizaram parceria, compraram empresas, e se colocaram no Brasil de maneira mais sólida com as empresas.
“Também auxiliamos empresas brasileiras do setor de Biomedical, aparelhos ligados a áreas de saúde, ajudamos a exportar, porque sabemos como funcionam os trâmites de exportação na Europa. Como aqui no Brasil tem a Anvisa, na Europa tem uma registração, selo com a marca CE – Comunidade Europeia que é fundamental para o produto entrar lá. Sozinhas teriam mais dificuldades de entrar, é um processo demorado e caro, mas conseguimos que ela se qualifique no mercado europeu”, lembrou o presidente da Promo Brasile Itália.
“O Ciesp é feito de indústria e é muito Importante essa parceria da entidade com a Promo Brasile Italia”, Giacomo Guarnera
“Para nós o Ciesp é parceiro ideal, porque tem o contato com a indústria, o Ciesp é feito de indústria, nós temos a possibilidade de ter informações e saber das exigências imediatas, porque os associados do Ciesp são as empresas. E ao mesmo tempo nossos canais na Itália são equivalentes, porque nós trabalhamos com associações de empresas de pequenas e médias empresas, Câmara de Comércio, e com as indústrias. A rodada de negócios é o que todos querem, e o Ciesp quer, os empresários querem”, disse o presidente da Promo Brasile Italia.
Com olhar especial na América Latina, Itália quer negócios com o Brasil
A Associação Promo Brasile Itália existe desde janeiro de 2020, já foram realizados mais de trinta seminários sobre o Brasil e detalhando o Brasil em regiões e setores para mostrar como o Brasil é e que oportunidades têm. Na medida que fazem essas reuniões a Associação Promo Brasile Itália fica no meio das informações. E isso faz da Associação um elo entre os dois países. Levando em considerações que o mundo está em um momento pós-pandemia e com isso essa retomada da Itália é muito forte, e o momento da crise está passando para empresas italianas. “além da pandemia que já passou. Uma coisa muito importante é o problema geopolítico muito forte na Europa do Leste o que desperta o olhar das empresas italianas para outro lado do mundo e no caso queremos que a América Latina seja o lugar onde este olhar é destinado. Esta atenção para América Latina é que devemos ficar atentos e estar prontos, é um momento histórico importante. Porque aqui (no Brasil) não estamos vivendo esse momento que vive a Europa do Leste por conta da guerra, toda parte de fornecimento de energia, matérias primas, que na Europa mudou tudo”, finaliza Giacomo Guarnera.