MIS realiza Mostra de Cinema da Moldávia
Nos dias 09 e 10 de agosto, sessões gratuitas trazem curtas e longas-metragens de produções recentes do país
- Data: 07/08/2024 17:08
- Alterado: 07/08/2024 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Cena do filme “Sibéria din Oase”
Crédito:Divulgação
Nos dias 09 e 10 de agosto, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo), em parceria com o Consulado da Moldávia no Brasil, realiza a Mostra de Cinema da Moldávia, com sessões gratuitas de curtas e longas-metragens de produções recentes do país. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.
Programação | Mostra de Cinema da Moldávia
09.08, às 19h | Auditório LabMIS
“Aripi”
(dir. Dmitri Voloshin, Moldávia, 2019, 8 min, livre)
Esta história é sobre um astronauta que, quando criança, sonhava em voar e ser livre. E agora ele parece estar voando no céu, mas na verdade está trancado na cápsula de uma espaçonave. Um dia, problemas menores levam a problemas maiores, fazendo com que a nave perca o controle e entre em colapso na Terra. Agora, o astronauta vai mais uma vez abrir as asas dos seus sonhos e voltar à infância.
“Ce Zici?”
(dir. Ioana Vatamanu-Margineanu, Moldávia/Romênia, 2021, 22 min, 12 anos)
Um casal, Ana (Corina Rotaru) e Alex (Vlad Sabajuc), pega carona de Chisinau a Grigoriopol. O carro que para e vai buscá-los é dirigido por Victor (Tudor Andronachi), um motorista bastante duvidoso, tanto em suas ações quanto nas perguntas incômodas que faz aos jovens. A tensão aumenta ao longo do caminho até que, no final, algo acontece.
“Today artist, tonight taxist”
(dir. Dumitru Grosei, Moldávia, 2018, 14 min, 16 anos)
O filme narra as últimas horas da vida de um jovem perdedor de Chisinau, que não é roqueiro, nem motorista de táxi, nem mesmo namorado. Como consequência, ele sofre um acidente, no qual morre com um cliente alemão, que veio procurar o túmulo de seu avô, morto na Segunda Guerra Mundial.
10.08, às 15h | Auditório MIS
“9 vieti”
(dir. Ivan Naniev, Moldávia, 2018, 25 min, 12 anos)
O filme conta a história de um jovem que começa a viver somente depois de morrer. O herói principal tem a chance de viver os últimos 365 dias mais uma vez. É assim que ele descobre Deus e os verdadeiros valores.
“Salix Caprea”
(dir. Valeriu Andriuta, Moldávia, 2018, 30 min, 12 anos)
Um prefeito de uma aldeia, juntamente com o policial local, “interrogam” um suposto ladrão. Mas um telefonema do chefe da cidade muda radicalmente a situação. Ele informa que, para o dia seguinte, está marcada uma visita inesperada dos principais chefes do partido, juntamente com uma delegação da América.
10.08, às 17h | Auditório MIS
“Sibéria din Oase”
(dir. Leontina Vatamanu, Moldávia, 2020, 85 min, 10 anos)
O filme é baseado nas confissões de quatro protagonistas que foram recolhidos à força e enviados para a Sibéria na segunda onda de deportações na noite de 6 para 7 de julho de 1949. Cada segmento tem uma história separada, que, juntas, apontam para os horrores e os dramas pelos quais dezenas de milhares de bessarabianos passaram durante o período stalinista.
10.08, às 19h | Auditório MIS
“Anişoara”
(dir. Ana-Felicia Scutelnicu, Moldávia, 2016, 106 min, 12 anos)
Anişoara, de 15 anos, mora com seu pai Petru e seu irmão mais novo, Andrei, em uma vila tranquila, vivendo entre as colinas de um pitoresco vale da Moldávia. A diretora Ana-Felicia Scutelnicu pinta um retrato visualmente deslumbrante e poético dos últimos dias da infância. No verão, Anişoara e seus amigos vão para a colheita, e ela aprende sobre o amor pela primeira vez. No outono, chega um estranho turista alemão, que passará um breve momento em sua vida. No inverno, Anişoara descobre o mar pela primeira vez, com Dragosh, o jovem por quem ela está apaixonada. Na primavera, a garota anseia por Dragosh, mas ele finalmente retorna com uma surpresa. Este é o último ano da infância de Anişoara neste vale, antes de deixá-lo para sua nova vida adulta.
Mostra de Cinema da Moldávia
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.