Ministro Aldo Rebelo anuncia Centro de Iniciação Esportiva em Santo André
Nova praça terá 7.000 m² e será capaz de abrigar 23 diferentes modalidades; conforme exigência do Ministério do Esporte, espaço será construído em região carente
- Data: 14/10/2013 18:10
- Alterado: 14/10/2013 18:10
- Autor: Felipe Menezes
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
O Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia foi palco de mais uma vitória andreense na manhã desta segunda-feira (14). O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o local para anunciar a implantação do primeiro CIE (Centro de Iniciação Esportiva) de Santo André. Com investimento de R$ 3,5 milhões do governo federal – por meio do PAC 2 (Projeto de Aceleração de Crescimento), a nova praça terá 7.000 m² e contará com um ginásio poliesportivo, complexo de atletismo e área de apoio. O espaço será capaz de abrigar 23 diferentes modalidades.
Como contrapartida, a Prefeitura disponibilizará o terreno, que será escolhido entre os bairros Cata Preta, Jardim Santo André e Vila Guaraciaba – regiões carentes da cidade. “Com este apoio do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, damos mais um importante passo para colocar Santo André de volta ao lugar de destaque que sempre ocupou no cenário esportivo”, disse o prefeito Carlos Grana.
Segundo o ministro, o centro estará integrado ao esporte de alto rendimento, mas também atenderá ao esporte educacional, de entretenimento, além de lazer e inclusão social. “Você pode usar o equipamento para as mais diversas modalidades. Isso é o que transforma o local num legado importante”, explicou Rebelo, ao garantir que a verba para construção do complexo será liberada ainda neste ano.
Conforme classificação do projeto com base no número de habitantes, Santo André pode pleitear mais dois CIEs. “Estamos muito contentes com esta conquista. Mas não paramos por aqui. Vamos continuar trabalhando para conseguir o total de três centros para a nossa cidade”, disse a diretora de Lazer, Marta Sobral.
Segundo o Ministério do Esporte, o CIE em como objetivo principal viabilizar a formação e o incentivo à prática de esportes em modalidades estratégicas voltadas para comunidades carentes, por meio da oferta de equipamentos de infraestrutura poliesportiva. No local, poderão ser praticadas 16 modalidades olímpicas (esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, ginástica artística, judô e atletismo), seis modalidades paraolímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado, goalball) e uma modalidade não olímpica (futsal).