Mestrado da USCS aplica jogo DR no ensino profissionalizante para abordagem da violência de gênero
O jogo DR foi desenvolvido como estratégia para a abordagem do problema da violência nas relações afetivo-sexuais junto a jovens brasileiros
- Data: 02/05/2024 10:05
- Alterado: 02/05/2024 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: USCS
Campus Conceição
Crédito:Divulgação
Construir, em uma perspectiva participativa, uma proposta de aplicação do jogo DR para a abordagem da violência nas relações afetivo-sexuais no cenário do estudo foi o objetivo principal da pesquisa aluna Cleide Aparecida da Silva no Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A pergunta-problema que norteou o trabalho de Cleide foi: “Como construir, em uma perspectiva participativa, uma proposta de implantação do jogo DR para a abordagem da violência nas relações afetivo-sexuais, em uma instituição de Ensino Profissionalizante do ABC Paulista?” O jogo DR foi desenvolvido como estratégia para a abordagem do problema da violência nas relações afetivo-sexuais junto a jovens brasileiros. Trata-se de um jogo de cartas competitivo, cuja mecânica envolve o exercício da livre expressão na construção de frases que envolvem temas relacionados aos relacionamentos afetivo-sexuais, na perspectiva de gênero. A orientação da pesquisa de Cleide foi da Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira.
De acordo com Cleide, sua motivação para a pesquisa parte da experiência prévia da pesquisadora como profissional do Senac São Bernardo do Campo, de sua atuação junto ao Grupo de Estudos e Ações para a Paz e Não Violência (Geapavi) e da necessidade de estratégias inovadoras para a abordagem do tema violência acompanhado de profissionais e estudantes do Ensino Profissionalizante da instituição. “Este estudo constitui um desdobramento da pesquisa Concepção e desenvolvimento de estratégia lúdico-educativa para a abordagem da violência de gênero entre jovens brasileiros, realizada pela minha orientadora em 2019 – e propõe, como continuidade, a proposta do seu produto final junto a docentes e profissionais que atuam com a temática no contexto do ensino profissionalizante do Senac São Bernardo do Campo”, explica Cleide. Ela acredita que o jogo como meio de comunicação pode promover reflexão e descontração mesmo em assuntos mais complexos, como a violência de gênero, produzindo a comunicação participativa, o diálogo, a livre expressão e o protagonismo dos sujeitos, levando a novas descobertas, sentimentos, embates discursivos, ou seja, o jogo proporciona uma democracia, uma liberdade de expressão.
Além da revisão teórica sobre o tema, a Cleide desenvolveu pesquisa interventiva para estudo exploratório, de natureza qualitativa, que utilizou como estratégia de coleta de dados as oficinas de trabalho crítico-emancipatórias (OTC) com uma pesquisa de caráter interventivo. As oficinas foram realizadas junto a educadores vinculados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do município de São Bernardo do Campo (SP). “Os participantes desta pesquisa foram os educadores de áreas diversas da unidade de São Bernardo do Campo. Foi divulgado um convite aberto para levantar interesses dentro da instituição. Cinco (5) profissionais envolvidos em atividades de Ensino Profissionalizante participaram do estudo por manifestarem interesse e conseguir disponibilidade de tempo para participar da OTC na data agendada e divulgada previamente pela instituição”, explica a ex-aluna do PPGCOM-USCS.
Segundo Cleide, a coleta de dados foi feita a partir da aplicação de OTC, cuja finalidade foi construir, coletivamente com educadores da instituição, uma estratégia de implantação do jogo DR. O uso da OTC teve por objetivo articular subjetividade e racionalidade à experiência dos sujeitos para a construção coletiva do conhecimento aplicado à realidade na qual se pretendia intervir. “A partir dos resultados alcançados, o produto final apresentado foi um infográfico. Trata-se de um conteúdo de caráter explicativo que irá unir informações verbais e visuais, com o objetivo de difundir informações sobre o tema de maneira que o torne de fácil compreensão. A escolha dessa modalidade de produto de comunicação se deu por conta da objetividade e facilidade de entendimento, tanto entre os profissionais (em reuniões pedagógicas) quanto na apresentação do jogo em sala de aula, comunicações internas (newsletter), divulgação em painéis da biblioteca etc”, relata a pesquisadora.
Cleide explica que o resultado obtido com o jogo entre os profissionais despertou uma nova possibilidade de jogar não só com o público jovem, mas também com o público de maior faixa etária, devido à sua leveza constatada durante a partida pelos próprios profissionais da instituição. “Como desdobramento da pesquisa, a construção desse novo olhar ampliou e intensificou as propostas de implantação do jogo na instituição. Foi realizada uma oficina na Biblioteca do Senac SBC para apresentar o jogo para os profissionais do quadro geral. Essas oficinas constituem uma prática institucional realizada no recesso de aula dos alunos, com uma programação de desenvolvimento educacional por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa, entre outros”, comemora a pesquisadora.
Segundo a orientadora da pesquisa de Cleide, a Profa. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, “a importância do trabalho está na aplicação de um produto da pesquisa que coordeno e que gerou o jogo como produto, essa é a segunda dissertação que envolve o projeto, a primeira, gerou o protótipo do jogo e a pesquisa da Cleide, aplica o jogo finalizado junto a docentes no Ensino Profissionalizante. A partir dessa experiência, mostramos como é possível promover a educação e a popularização de ciência e tecnologia, transpondo o conhecimento que a academia produz para a prática na realidade das instituições”, avalia.
A íntegra da dissertação de Cleide Aparecida da Silva está disponível no link: https://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/892.
O programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público da USCS busca a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.