Medalhista olímpico, Fernando Scheffer estreia nos Jogos Abertos

Medalhista olímpico Fernando Scheffer pausa aposentadoria para defender a delegação de Santos nos Jogos Abertos do Interior em Votuporanga

Medalhista olímpico, Fernando Scheffer estreia nos Jogos Abertos

Crédito: Divulgação

O nadador Fernando Scheffer, medalhista de bronze nos 200 metros livres nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e participante em Paris-2024, decidiu fazer uma pausa no período de aposentadoria — anunciada há dois meses — para disputar um desafio inédito na carreira. O atleta vai defender a cidade de Santos na 88ª edição dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que ocorrem na cidade de Votuporanga.

Representando o município onde construiu os últimos anos da trajetória profissional, Fernando Scheffer cai na piscina no próximo dia 15 de outubro, data em que começam as provas oficiais de natação do torneio estadual.

Estreia em competições municipais e motivação

Apesar da carreira consolidada e do currículo repleto de pódios mundiais e olímpicos, o nadador gaúcho radicados no litoral paulista fará sua primeira aparição na tradicional “Olimpíada Caipira”.

“Apesar de ter uma carreira longa no esporte, com duas participações olímpicas e diversas competições internacionais, ainda não havia tido a oportunidade de viver essa experiência. Estou muito feliz de poder representar Santos”, conta Fernando Scheffer.

A decisão de integrar a delegação santista envolve não apenas a busca por novas conquistas, mas a valorização do espírito de equipe e o sentimento de representatividade regional.

“Olimpíadas e Jogos Abertos são competições com dimensões e contexts diferentes, mas existe um paralelo importante: o sentimento de representar algo maior do que você. Nas Olimpíadas, você representa o seu país; nos Abertos, seu município. Em ambos os casos, existe uma responsabilidade e um orgulho muito grandes de vestir a camisa”, explica Fernando Scheffer.

Time olímpico de Santos na busca por títulos

A delegação de Santos, maior campeã da história do evento com 26 títulos no quadro geral, busca quebrar um jejum de 23 anos sem erguer a taça da competição. Para atingir o objetivo em Votuporanga, a equipe escalou outros nomes de peso do cenário internacional ao lado de Fernando Scheffer:

  • Natação: Daynara Paula, André Linhares, Léo de Deus e Guilherme Basseto.
  • Tênis de Mesa (Convencional): Jennyfer Parinos, medalhista de bronze nas Paralimpíadas do Rio-2016 e Tóquio-2020.

Ao mergulhar na piscina do Parque Aquático Savério Maranho, Fernando Scheffer planeja encarar a disputa de maneira leve, sem cobranças excessivas por marcas ou cronômetros.

“Estou vivendo essa primeira experiência e quero aproveitar o momento, contribuir com Santos e entender como será essa nova etapa na minha vida”, destaca Fernando Scheffer.

Estrutura dos Jogos Abertos em Votuporanga

A 88ª edição dos Jogos Abertos do Interior é realizada pela primeira vez no município de Votuporanga. A competição mobiliza mais de 9 mil atletas vindos de 155 municípios paulistas.

O programa esportivo contempla 28 modalidades oficiais, além de duas modalidades experimentais (beach tennis e tiro esportivo), que não somam pontuação para o ranking geral do torneio. A cidade de São José dos Campos entra na disputa buscando defender o título do heptacampeonato do evento.

Gabriel de Jesus

  • Publicado: 10/10/2026 15:01
  • Alterado: 10/10/2026 15:01
  • Autor: Gabriel de Jesus