Mata Atlântica é tema de minicurso oferecido pela Educação Ambiental do Semasa
Formação híbrida contará com conteúdo online e visita monitorada ao Parque do Pedroso
- Data: 02/05/2023 15:05
- Alterado: 02/05/2023 15:05
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação/Semasa
Em maio é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, bioma rico e importante que faz parte da paisagem de Santo André. Para comemorar e promover formação ambiental sobre a importância da conservação das florestas, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abre inscrições para o minicurso ‘Mata Atlântica: encantos, desafios e oportunidades’.
A formação é totalmente gratuita e ocorrerá de forma híbrida, com conteúdo teórico disponibilizado na plataforma da Educação Ambiental, e visita prática ao Parque Natural do Pedroso. No total, a carga horária do curso é de dez horas e dá direito à certificação.
A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil, estando presente em 15% do território nacional, segundo a ONG SOS Mata Atlântica. Santo André possui 55% de seu território composto por áreas de proteção ambiental, cuja composição de sua fauna e flora é – majoritariamente – de espécies da Mata Atlântica. O Parque do Pedroso, por exemplo, é uma Unidade de Conservação e guarda grande variedade de espécies vegetais e animais, que poderão ser conhecidas durante a visita em campo.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.semasa.sp.gov.br/educambiental até 10 de maio. O minicurso é parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, desenvolvido pela Educação Ambiental do Semasa, e integra também a Escola de Ouro Andreense.