Marafreboi se apresenta segunda no Estação Jovem
Frevo, maracatu, ciranda, bumba-meu-boi. Esses são alguns dos ritmos que vão invadir São Paulo durante as apresentações da Orquestra Popular Marafreboi
- Data: 14/11/2013 12:11
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Três shows gratuitos e que fazem parte da turnê nacional do grupo. Os eventos estão marcados para o sábado, 16, a partir das 16h, no Largo do Arouche, domingo, 17, no Parque Ecológico do Tietê, às 15h, e segunda, 18, na Estação Jovem, em São Caetano, a partir das 13h30.
O grupo tem origem no Distrito Federal e é formado por um naipe de dezoito músicos de diversas origens, com base na instrumentação de orquestra de sopro. Formado há mais de quinze anos pelo maestro pernambucano Fabiano Medeiros, a orquestra invade o centro de São Paulo para puxar o primeiro desfile do bloco pré-carnavalesco Assim como Carmim na Boca das Meninas.
Juntos há mais de 15 anos, a Marafreboi promete agitar o público ao som de composições clássicas e autorais. “Para nós é um privilégio tocar em São Paulo. Temos certeza que será uma grande troca. O público com a energia e nós com a força da música regional”, prevê Fabiano.
A Marafreboi é considerada uma das revelações da música instrumental do Distrito Federal e é a única Orquestra da região com foco principal nas matrizes musicais da cultura popular. O grupo desenvolve um trabalho de resgate e preservação do acervo popular e tradições regionais. Seu rebuscado repertório privilegia gêneros como: o frevo de rua, o maracatu, a catira, a ciranda e o bumba-meu-boi com o objetivo de valorizar a história e a cultura nacional.
Com essa proposta, o grupo encerra sua turnê paulista na cidade de São Caetano, onde se apresenta na Estação Jovem, a partir das 13h30. “Tocar em São Paulo é sempre um privilégio e estamos ansiosos para a chegada da data. Depois, seguimos ainda para Recife e já passamos pelo Rio de Janeiro”, explica Edna Ellen, Diretora-Executiva do Beco da Coruja Produções, idealizadora do espetáculo, junto com a própria orquestra. As apresentações são financiadas pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
RESPONSABILIDADE SOCIAL – Assim como no DF – onde desenvolve um trabalho de musicalização de jovens na periferia – o trabalho social desembarca em São Paulo com o grupo. A orquestra oferece uma oficina de percussão onde terão os seguintes conteúdos: ritmos brasileiros – Frevo, suas variantes (frevo de rua, canção e de bloco), sua história, características musicais, sua formação instrumental e a participação do instrumentos de percussão (pandeiro, caixa, surdo) estudos de práticas de acompanhamentos de ritmo em grupo, no Parque Ecológico do Tietê, a partir das 11h do domingo, dia 17. Será ofertado para o público presente.
Serviço
Apresentações da Orquestra Popular Marafreboi
Sábado, 16 de novembro, a partir das 16h – Bloco pré-carnavalesco Assim Como Carmim na Boca das Meninas
Largo do Arouche, República
Domingo, 17 de novembro, 15h
Parque Ecológico do Tietê, Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart –
São Paulo – SP
Segunda, 18 de novembro, 13h30
Estação Jovem, Rua Serafim Constantino, s/nº – (Piso Superior do Módulo II do Terminal Rodoviário Nicolau Delic) – Centro – São Caetano do Sul
Oficina
Domingo, 17 de novembro, 11h
Parque Ecológico do Tietê
Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart –
São Paulo – SP
Telefone: (11) 2958-1477