Mais jovens são os menos protegidos com a bivalente
População precisa estar sensibilizada para manter a vacinação contra a covid-19 em dia; Dose está disponível em todas as UBSs da cidade para população a partir de 18 anos
- Data: 17/07/2023 14:07
- Alterado: 17/07/2023 14:07
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema alerta para a importância da imunização atualizada contra a covid-19, já que apenas o esquema vacinal completo protege contra as consequências mais graves da doença. Até o momento, 81.935 pessoas com mais de 18 anos de idade foram imunizadas com a vacina bivalente, entretanto, mais de 230 mil pessoas estão aptas a receber a dose.
A menor adesão está entre os mais jovens. Apenas 10,5% das pessoas com 18 e 19 anos de idade estão vacinadas com a bivalente. De 20 a 29 anos, a porcentagem dos imunizados sobe para 12,5%. A faixa etária entre 30 e 39 anos também está menos protegida, com 16% de vacinados. Já os idosos têm índices entre 50 e 60% de imunizados com o reforço.
“A população precisa estar sensibilizada para manter a vacinação em dia. Graças ao sucesso da imunização, foi possível baixar os casos e as complicações da doença na cidade. Entretanto, os munícipes podem ter a sensação de tranquilidade e achar que não tem problema atrasar a dose ou não ir até a Unidade Básica para se vacinar, o que é um risco. A vacina de reforço aumenta a imunidade contra o vírus original da Covid-19 e protege contra as novas variantes. Fica nosso apelo para que as pessoas completem seus esquemas vacinais”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.
Quem pode tomar
A vacina bivalente foi disponibilizada para toda a população maior de 18 anos que tenha completado o esquema básico há, pelo menos, quatro meses, em 25 de abril deste ano, de acordo com orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Já para adolescentes e crianças, continua valendo o esquema vacinal com duas doses.
Quem for receber a dose precisa apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), CPF e cartão de vacinação com as doses anteriores. O imunizante está disponível em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento