Mães trocam experiências sobre aleitamento materno em Diadema
Durante todo o mês de agosto, as Unidades Básicas de Saúde realizam atividades temáticas sobre o Agosto Dourado
- Data: 25/08/2022 19:08
- Alterado: 25/08/2022 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Mauro Pedroso / PMD
O leite materno é considerado o padrão ouro da alimentação infantil. Para incentivar e apoiar as mães a oferecer o melhor alimento para o bebê, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza diversas atividades ao longo deste mês, considerado Agosto Dourado. Nesta quarta-feira (24/08), gestantes e mães que tiveram filho recentemente e seus acompanhantes participaram, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nações, de roda de conversa e puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre a maternidade.
O encontro abordou vantagens e importância do aleitamento, tipos de mamilo e pega correta, valor nutricional do leite materno, fatores para a produção de leite, livre demanda e rede de apoio familiar, aleitamento e mãe trabalhadora, além de outros temas. A equipe multidisciplinar foi composta pela nutricionista Myrian Paisano, a dentista Elisângela Serafim e a enfermeira Alexsandra Miglino Silva.
Para Caroline Calixto da Silva, mãe do pequeno Carlos Gael de 16 dias, a dificuldade em amamentar está se transformando em alegria. “Não tive muitas informações no período gestacional, o que me prejudicou bastante na hora da amamentação. Procurei a UBS onde eu frequento para ter um auxílio e me trouxe um grande alívio, pois pude corrigir a pega do meu filho na hora de mamar e posições que são menos dolorosas”, explicou. “Só de poder dar o leite materno e ter ainda mais uma incrível conexão com meu filho posso torná-lo uma pessoa saudável e deixá-lo mais forte a cada dia”, agradeceu.
A dentista Elisângela Serafim reforçou ainda a contraindicação de bicos artificiais como chupeta e mamadeiras. “Eles podem promover confusão de bico e desmame precoce e outras disfunções e prejuízos no desenvolvimento”. Três gestantes já saíram do grupo com agendamento para consulta odontológica.
Também foi reinaugurado o Cantinho da Amamentação, espaço acolhedor para que a mãe possa amamentar com tranquilidade enquanto está na Unidade.