Lixeiras de Santo André têm nova adesivação para estimular descarte correto de resíduos
Visual moderno faz referência a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU
- Data: 28/06/2021 17:06
- Alterado: 28/06/2021 17:06
- Autor: Redação
- Fonte: SEMASA
Crédito:Divulgação / SEMASA
As papeleiras de Santo André, conhecidas popularmente como lixeiras, estão ganhando nova adesivação. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a instalar na manhã desta segunda-feira (28), na região Central da cidade, os equipamentos com a nova identidade, que agora conta com a escrita ‘Santo André joga limpo. Lixo é no lixo’ para sensibilizar a população a descartar os resíduos corretamente.
“As papeleiras são fundamentais para garantir a limpeza da cidade, evitando que materiais sejam jogados irregularmente em vias públicas, o que prejudica o sistema de drenagem e causa alagamentos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Antes de serem instaladas com a nova identificação, as unidades passaram pelo processo de higienização.
Outra novidade é que o adesivo inclui o décimo primeiro dos dezessetes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas): Cidades e comunidades sustentáveis. Ele visa, por exemplo, garantir o acesso a todos aos serviços básicos e a melhorar as condições de bairros mais carentes. A proposta de incluir a identificação dos ODSs faz parte do pacto pelas Cidades Sustentáveis, assinado pela Prefeitura de Santo André.
As papeleiras são um patrimônio público e é dever de todos os munícipes zelar pelos equipamentos. Anualmente, o Semasa instala 800 unidades, sendo que cerca de 40% delas precisam ser trocadas por causa de vandalismo, quebra, queima, furto e colocação de chicletes – o que gera um custo de R$ 72 mil.