Lewis Hamilton vence em Istambul e torna-se campeão pela sétima vez
Em corrida difícil com pista molhada, inglês mostra mais uma vez seu talento e iguala mais um recorde de Schumacher
- Data: 15/11/2020 15:11
- Alterado: 15/11/2020 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd
A temporada 2020 da Fórmula 1 já tem um campeão e é ninguém menos que Lewis Hamilton (Mercedes), fazendo história mais uma vez garantindo o heptacampeonato e igualando-se ao recorde de títulos de Schumacher. Com a pista molhada, o inglês não teve uma corrida fácil, apesar de largar bem e conseguir chegar à terceira posição, ele logo perdeu as posições ganhas e voltou para sexto, por conta de dificuldades de aderência. Mas, contando com paciência e estratégia, sobressaiu-se conforme a pista foi secando e veio para mais uma vitória, a 94ª da carreira, ampliando ainda mais seu recorde.
Hamilton se emocionou com a conquista, e disse ser um exemplo para as crianças: “é muito importante que as crianças vejam isso”, conta, no final da corrida, “sonhe o impossível, torne isso real, é preciso trabalhar por isso, perseguir, e nunca desistir”. E ainda continuou, em post nas redes sociais: “muitas pessoas me disseram que meu sonho era impossível, e eu estou aqui”, além de aproveitar o post para fazer mais um pedido “quero pedir a todos para fazerem a sua parte para criar um mundo mais igual. Vamos aceitar e ser mais gentis uns com os outros”, o piloto tem se engajado em lutas sociais, principalmente com o movimento Black Lives Matter.
Chegando ao seu primeiro pódio no ano, Sergio Perez (Racing Point) finalizou a corrida na segunda posição, e em terceiro, a surpresa: Sebastian Vettel (Ferrari), para apagar as últimas atuações medianas chegou ao primeiro pódio da temporada, após grande largada, tendo saído da 11ª posição para 4º. A Ferrari comprovou bela atuação com Leclerc na quarta posição. Em quinto, Sainz (Mclaren). Verstappen (RBR) teve largada ruim, e acabou rodando na pista ao tentar fazer uma ultrapassagem, ficando com a sexta posição, seguido por seu companheiro, Albon, em sétimo. Norris (Mclaren) veio em oitavo, e o Pole Position Stroll terminou apenas com a nona posição. E fechando a zona de pontuação Ricciardo (Renault) veio em décimo.
Segundo colocado no campeonato, Bottas terminou apenas com a 14ª posição após rodar diversas vezes durante a corrida e agora vê sua posição ser ameaçada pelo terceiro lugar Verstappen. Ainda faltam três corridas para encerramento da temporada 2020.
A próxima etapa será daqui a duas semanas com o GP do Bahrein no dia 29 de novembro.
CURIOSIDADES
– Sétimo título de Lewis Hamilton, igualando recorde de Schumacher
– 94ª vitória do britânico em toda sua carreira, ampliando seu próprio recorde
– Foi a 300ª corrida da equipe RBR
– Com os pontos de hoje, a Racing Point assumiu a terceira colocação no campeonato de construtoras
– Foi o primeiro pódio de Perez e Vettel na temporada
– Vettel com uma grande largada, conseguindo pular da 11ª para a 4ª posição, foi escolhido o Piloto do Dia
ORDEM DE CHEGADA
- Hamilton (Mercedes)
- Perez (Racing Point)
- Vettel (Ferrari)
- Leclerc (Ferrari)
- Sainz (Mclaren)
- Verstappen (RBR)
- Albon (RBR)
- Norris (Mclaren)
- Stroll (Racing Point)
- Ricciardo (Renault)
- Ocon (Renault)
- Kvyat (AlphaTauri)
- Gasly (AlphaTauri)
- Bottas (Mercedes)
- Raikkonen (Alfa Romeo)
- Russell (Williams)
- Magnussen (Haas)
FORA
Grosjean (Haas)
Latifi (Williams)
Giovinazzi (Alfa Romeo)
Pole Position: Stroll
Volta mais rápida: Norris
Circuito de Istambul, Turquia