Letramento Digital: Capacitando Jovens e Adultos para a Emancipação no Cotidiano
Prefeitura de Mauá lança o EJA Digital, destacando a importância do letramento digital na vida moderna e promovendo a democratização do acesso à tecnologia
- Data: 17/08/2023 15:08
- Alterado: 01/09/2023 18:09
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Ubiratã Ventura/PMM
A crescente influência da tecnologia no cotidiano ressalta a necessidade urgente de capacitação digital para indivíduos de todas as idades. Nesse contexto, a Prefeitura de Mauá deu um passo significativo em direção à inclusão digital e educacional, ao lançar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Digital. A iniciativa visa capacitar os estudantes do EJA as habilidades necessárias para navegar e vivenciar a era digital.
Com a revolução tecnológica moldando praticamente todos os aspectos da vida moderna, o letramento digital tornou-se um requisito indispensável para a emancipação individual. Desde a realização de transações bancárias até a busca por empregos, o acesso e a compreensão das ferramentas digitais são aguardados para a independência e o sucesso em uma sociedade cada vez mais interconectada.
E uma aula inaugural do programa EJA Digital foi realizada na terça-feira (15), no Teatro Municipal de Mauá. O evento reuniu mais de 300 pessoas. A sessão demonstrativa destacou a maneira como a tecnologia pode ser integrada ao aprendizado, tornando-o mais acessível e envolvente para todas as faixas etárias.
“A EJA Digital é um avanço na política de inclusão, porque garante, além do apoio no letramento, o acesso ao que tem de mais moderno na sociedade por intermédio da tecnologia. Isso conversa muito com a metodologia pensada por Paulo Freire, que apostava numa educação conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm”, afirmou a vice-prefeita Celma Dias, que participou do evento representando o prefeito Marcelo Oliveira.
O programa EJA Digital abrange uma ampla gama de programas, desde o básico, como navegação na internet e uso de aplicativos, até temas mais avançados, como segurança cibernética e atende ue atendem os mais de 500 alunos, com idade entre 15 e 84 anos. Com uma abordagem interativa e prática, o programa visa capacitar os participantes a se tornarem cidadãos digitalmente competentes, preparados para as demandas do século XXI.
Interessados em frequentar a EJA podem procurar a secretaria municipal de Educação o ano todo. Para fazer a matrícula é preciso ter 15 anos ou mais e apresentar documentos como RG, CPF, histórico escolar (para quem já teve oportunidade de iniciar os estudos) e comprovante de residência. Jovens entre 15 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Quem não tiver o histórico escolar e não puder emitir nova via na escola de origem pode solicitar a realização de uma prova de classificação.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Vagas nos números 4544-5798 e 4512-7500 (ramal 1263).