“Leitura de Rótulos” é assunto para palestras em Diadema
O público alvo são os assistidos do Banco Municipal de Alimentos e as palestras acontecem dentro das entidades parceiras
- Data: 23/08/2023 21:08
- Alterado: 23/08/2023 21:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos/PMD
Amanhã (24/08), às 9h, na igreja Assembleia de Deus Ministério Raiz de Davi, no Campanário (Rua Solimões, 57), será realizada a palestra “Leitura de Rótulos”, para beneficiários do Banco Municipal de Alimentos de Diadema. O objetivo é orientar os moradores sobre o grau de processamento dos alimentos e como eles podem ser ingeridos para não causar danos à saúde.
A palestra gratuita é ministrada por nutricionistas e estagiários em nutrição do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema Programa – PEAND. A equipe vai até a comunidade e durante uma hora presta diversos esclarecimentos sobre a boa alimentação e ensina como fazer a leitura dos rótulos dos produtos.
Uma das dicas é a pessoa saber o que está consumindo. Os participantes aprendem que alimentos in natura e minimamente industrializados – arroz, feijão, ovos, leite, carnes, frutas e verduras – devem ser a base da alimentação e, os processados, – queijos, pães, conservas, embutidos, sorvetes e refrigerantes – devem ser consumidos com moderação para evitar doenças cardíacas, diabetes e cânceres.
Além disso, é falado sobre as informações nutricionais que compõem cada produto e sobre as substâncias químicas – nitrito, nitrato de sódio, corantes e glutamato monossódico -, consideradas as vilãs da saúde humana. Têm, ainda, o sal, os açúcares e as gorduras, que devem ser evitados, porque também contribuem para o surgimento das moléstias crônicas.
“O PEAND, por meio de seus profissionais, faz o trabalho educacional de levar consciência alimentar e nutricional para a população de Diadema, para promover os bons hábitos alimentares”, informa a assistente da SESA, Luci Uliana. Ela ressalta que a orientação voltada aos assistidos do Banco compõe uma ação de cidadania que busca garantir o acesso à informação para todos, instruindo uma parte da população que vive em situação de vulnerabilidade social. “O Banco atende cerca de 15 mil munícipes, que recebem doações vindas das empresas, e as palestras realizadas nas entidades parceiras é muito importante para fazer aumentar o grau de consciência sobre a alimentação adequada”, declara.
Temas diversos – Além da “Leitura de Rótulos”, o PEAND leva outras palestras para serem assistidas pelos beneficiários do banco municipal, entre elas: “Aproveitamento Integral dos Alimentos” e “Higienização e Manipulação dos Alimentos”.
Veja abaixo outros locais onde serão realizadas as palestras “Leitura de Rótulos”
Dia 31 de Agosto – Associação de Moradores Vila Nova Conquista (Trav. Olavo Bilac, 169 – Vila Nova Conquista);
Dia 14 de Setembro – Associação Beneficente e Cultural São Francisco de Assis (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 918 – Serraria);
Dia 28 de Setembro – Associação Cultural, Assistencial e Educacional Macaé (Rua Rafael Moisés G. Rodrigues, 271 – Vila Santa Maria)
*Programação sujeita a alterações.