Lançamento do guia prático sobre doenças respiratórias para mães e famílias
Livro " E esse nariz que não para de escorrer?" foi escrito por médica especialista em otorrinolaringologia infantil
- Data: 15/06/2023 12:06
- Alterado: 15/06/2023 12:06
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
Como objetivo de instruir mães e famílias, a médica Larissa Fabbri Mendes, especialista em otorrinolaringologia infantil, escreveu um guia prático sobre doenças respiratórias. E nesta quarta-feira (15), uma noite de autografos, em Santo André, marcou o lançamento do aguardado livro “E esse nariz que não para de escorrer?”, da editora Much, que reuni um catálogo focado na saúde, comportamento e literatura infantil.
Larissa, escolheu compartilhar seu conhecimento para ajudar as famílias a lidarem com problemas comuns em crianças. O livro é uma fonte de informações e orientações para os pais, abordando de forma clara e acessível diversas doenças respiratórias que atingem os pequenos.
“Sempre busquei por um livro que eu pudesse indicar para as mães. Porque são muitas dúvidas que na consulta não conseguimos responder. Mas eu não encontrava nada que atendesse as necessidades do dia a dia dos pais. Então foi surgindo essa vontade de construir um guia prático, que contemplasse tudo que acho importante a facilitar o entendimento dos pais”, afirmou a médica e agora autora.
A escolha do tema, por Mendes, é particularmente relevante, considerando o recente aumento significativo das doenças respiratórias em crianças. Dados indicam que, durante o período de flexibilização da pandemia, as doenças respiratórias entre crianças aumentaram em até 128% em todo o país. Entre 2020 e 2021, as crianças na faixa etária de 1 a 4 anos foram as mais afetadas por quadros relacionados a essas enfermidades.
Diante desse cenário preocupante, o livro chega como uma ferramenta essencial para auxiliar as famílias a entenderem as doenças respiratórias, identificar os sintomas e adotar medidas preventivas. A obra aborda desde condições comuns, como gripes e resfriados, até problemas mais graves, como asma e bronquiolite.
A publicação promete ser um aliado valioso para quem busca conhecimento e orientação. E está disponível para venda no site da editora e na Amazon.
Mendes reforça que abordagem escolhida no livro não visa estimular o diagnostico caseiro, e sim ajudar as famílias a enfrentarem as doenças respiratórias infantis de forma mais assertiva e eficaz.
“Logo nas primeiras páginas do livro deixo claro que a ideia principal não é que os pais façam o diagnóstico. Mas, ajudá-los a identificar quais são os principais sintomas que eles devem se alertar em levar a criança ao médico. Pois as vezes a mãe supervaloriza um sintoma e inferioriza o que realmente importa” finaliza a especialista.