Junho Verde celebra meio ambiente com muitas atrações em Santo André

Toda programação deste mês é gratuita e aberta à população

  • Data: 29/05/2019 10:05
  • Alterado: 29/05/2019 10:05
  • Autor: Paloma Alvarez Alonso
  • Fonte: Semasa
Junho Verde celebra meio ambiente com muitas atrações em Santo André

Crédito:Susi Elena/Semasa

Você está em:

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André prepararam uma extensa agenda de atividades com rodas de conversa, oficinas, palestras e trilhas para comemorar o Junho Verde, mês do Meio Ambiente. Durante o mês, também vai acontecer a primeira edição da Semana do Resíduo Eletroeletrônico, uma iniciativa para conscientizar sobre os perigos do descarte incorreto deste tipo de material, e que vai contar com um ponto de coleta especial. Um dos principais eventos, e que encerrará o mês, é a 2ª edição da Feira de Livros de Temática Ambiental (Flita).

Palestras – No dia 5/6, às 14h, ocorre a abertura do Junho Verde com o início um ciclo de palestras sobre Direito Ambiental. Com temática inédita, a equipe do Semasa vai promover três encontros independentes que vão abordar os seguintes temas: 05/06 – Da internacionalização à constitucionalização do direito ambiental. Agendas ambientais. Tutela constitucional do meio ambiente. Políticas e instrumentos de política ambiental; 12/06 – Ordenamento territorial e direito urbanístico. Cidades e meio ambiente; 26/06 – Infrações ambientais e a disciplina jurídica das responsabilidades civil, criminal e administrativa no direito brasileiro.

À frente da condução dos encontros está Robinson Nicácio de Miranda, que é docente do curso de direito das universidades de São Caetano do Sul e São Judas Tadeu, e é especialista em Direito Constitucional e Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos.

No dia 14/6 o Semasa também vai promover o seminário ‘Saúde e Meio Ambiente’ que vai abordar, por meio de apresentações e mesas de debate, como a saúde humana é determinada por fatores ambientais e como estes afetam a qualidade de vida de toda a população. A programação completa do Seminário estará disponível em breve no site da autarquia assim como as inscrições para as apresentações temáticas.

Nos dias 11 e 18/6 haverá palestra sobre o trabalho de fiscalização e de licenciamento ambiental executados pelo Semasa na cidade de Santo André.

PANC – De forma inédita será oferecida, no dia 6/6, uma palestra seguida de degustação de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O encontro objetiva a instigar a discussão sobre o potencial destas plantas, seus impactos na questão ambiental e o combate ao desperdício de partes alimentícias, por meio da percepção da integralidade do alimento. Quem participar ainda vai poder aprender mais sobre preparações não convencionais de refeições a partir da substituição de ingredientes.

Para a atividade, o Semasa traz a nutricionista e Mestre em Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Irany Arteche. Irany atua nas áreas de alimentação escolar, agroecologia e alimentação saudável e foi pioneira na implementação da merenda agroecológica em larga escala na rede pública estadual do Rio Grande do Sul (1999/2002) e idealizadora do Projeto PANC (2008) numa parceria CONAB/PNUD. Junto ao professor Valdely Kinupp criou o acrônimo PANC e elaborou algumas receitas do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no Brasil” dos professores Kinupp e Harri Lorenzi.

REE – Na semana entre os dias 10 e 14/6, o Paço Municipal receberá a primeira edição da Semana do Resíduo Eletroeletrônico. Na ocasião, haverá um ponto de coleta especial para receber este tipo de resíduo e os munícipes também serão orientados quantos aos materiais perigosos existentes na composição deste tipo de resíduo e da importância do descarte correto.

Paranapiacaba – A antiga vila inglesa, patrimônio da cidade, vai receber uma minipalestra e uma trilha ambiental no dia 11/6, que vão abordar aspectos sobre o desenvolvimento da ferrovia na paisagem de Paranapiacaba. Além disso, no 25/6, será oferecida uma palestra sobre identificação de manejo de serpentes nativas da fauna de Paranapiacaba. As duas atividades são oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Flita – No último fim de semana de junho – nos dias 28, 29 e 30/6, o Parque Celso Daniel recebe a 2ª edição da Flita (Feira de Livros da Temática Ambiental). A Flita é uma iniciativa inovadora da equipe de educação ambiental do Semasa em parceria com editoras e empresas que procura difundir a temática ambiental através do acesso a uma boa literatura. A feira possui visitação aberta a todos os interessados na disseminação da leitura, aquisição e multiplicação do saber por meio do livro. Além da exposição e venda de diversos títulos, a programação também inclui atividades como roda de conversas, lançamentos de livros, bate-papos e autógrafos com os autores, oficinas arte educativas e contadores de histórias com temas relacionados às questões ambientais. Em breve, toda a programação estará disponível em www.semasa.sp.gov.br/flita.

Todas as atividades são gratuitas, mas diversas possuem vagas limitadas. As inscrições e todas as informações sobre a programação já estão disponíveis no site do Semasa

Compartilhar:
1
Crédito:Susi Elena/Semasa
1
Crédito:Susi Elena/Semasa
1
Crédito:Susi Elena/Semasa

  • Data: 29/05/2019 10:05
  • Alterado:29/05/2019 10:05
  • Autor: Paloma Alvarez Alonso
  • Fonte: Semasa









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados