Jardim Santo André recebeu Circuito Andreense de Empreendedorismo nesta quarta
Comerciantes da região da Praça da Cidadania tiraram dúvidas e receberam consultoria gratuita nesta quarta
- Data: 17/08/2022 20:08
- Alterado: 17/08/2022 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Helber Aggio / PSA
A Praça da Cidadania, no Jardim Santo André, recebeu nesta quarta-feira (17) o atendimento móvel do Circuito Andreense de Empreendedorismo. Durante o dia todo, entre 10h e 16h, comerciantes e empreendedores da região puderam procurar os estandes do programa para obter informações sobre gestão de negócios, regularização fiscal, crédito, consultoria, oportunidades de capacitação e até cadastrar currículos para concorrer a uma vaga de trabalho.
“Santo André tem muitas ações focadas no fortalecimento do empreendedorismo. Tanto que já recebemos o Prêmio Prefeito Empreendedor duas vezes, primeiro com o projeto de Empreendedorismo na Escola, e o segundo este ano por conta da desburocratização possibilitada pela adoção da plataforma Acto. Com a ferramenta, hoje um empreendimento de baixo impacto, é licenciado em algumas horas. Isso acaba com a ideia de que o processo é muito burocrático. Muitas vezes essa ideia faz com que o empreendedor do bairro desista da regularização, o que acaba impedindo se crescimento, a obtenção de crédito, de ser orientado da maneira correta para contratar funcionários, de passar da informalidade para a formalidade”, afirma o prefeito Paulo Serra.
A assessoria e a assistência são oferecidas ao empreendedor dos bairros pelo Circuito Andreense de Empreendedorismo. “É um pacote de ações que a cidade faz e que a gente traz para o bairro para as pessoas terem acesso mais facilmente. Todos os espaços disponíveis no Circuito têm sede fixa na cidade, mas a gente sabe que muitas vezes o empreendedor não consegue se deslocar. Muitos são os donos e os funcionários do próprio negócio, então pra eles, esse tempo pode significar a diminuição do seu faturamento diário”, reforça o prefeito.
O atendimento móvel do Circuito Andreense conta com estandes da Sala do Empreendedor, para informações sobre a regularização de seus negócios, do Banco do Povo, para tirar dúvidas sobre acesso a crédito, da Escola de Ouro Andreense, com informações sobre cursos de capacitação, e do CPETR para o cadastramento de currículos, além dos estandes da Acisa e AGG Fiscal, e o veículo do Sebrae Itinerante. Em média, 150 pessoas são atendidas a cada edição. “Se com a ação conseguirmos orientar 150 empreendedor do local, isso vai gerar uma conseqüência muito positiva, uma geração de emprego e renda bastante significativa aqui no Jardim Santo André, como já vimos em outras regiões”, afirma o prefeito Paulo Serra.
A próxima edição do atendimento móvel do Circuito Andreense de Empreendedorismo acontecerá dias 14 de setembro, no bairro Santa Teresinha. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense e conta com a parceria do Sebrae, da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e da AGG Fiscal
Além das ações ao ar livre do Circuito Andreense de Empreendedorismo, que são mensais e itinerantes, o programa realiza também palestras mensais em espaços da educação espalhados pela cidade e palestras online. A próxima palestra presencial acontecerá dia 31 de agosto, com o tema “Faça Fácil – Venda Online Agora Mesmo“, no CPFP Miguel Arraes (rua Rangel Pestana, s/n, Jardim Cristiane), As inscrições podem ser feitas pelo link: bit/ly/Circuito31-08