Itaú Cultural recebe programação especial, em celebração aos 25 anos do Canal Brasil

Ao longo de quatro dias, serão exibidos dois filmes por noite, na Sala Itaú Cultural

  • Data: 28/09/2023 09:09
  • Alterado: 28/09/2023 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe programação especial, em celebração aos 25 anos do Canal Brasil

Bacurau - Mostra 25 anos Canal Brasil

Crédito:Divulgação

Você está em:

De 28 de setembro e 1° de outubro (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural recebe a Mostra 25 anos do Canal Brasil, em comemoração ao aniversário da emissora dedicada ao audiovisual brasileiro. A programação reúne oito filmes importantes para a história do canal, alguns deles coproduzidos pela empresa, como A Vida Invisível (2019), de Karim Aïnouz.

Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados pelo link.

O Canal Brasil estreou na televisão brasileira no dia 18 de setembro de 1998, às 20h, com a transmissão do filme Sonho sem fim (1987), de Lauro Escorel Filho. Entre longas e curtas, de lá para cá foram exibidos mais de sete mil títulos.

Nesta programação comemorativa no Itaú Cultural, o público pode assistir a dois filmes a cada noite, com sorteios de brindes no início de cada sessão. Serão exibidos, respectivamente, Los Silencios (2019), de Beatriz Seigner, e Benzinho (2018), de Gustavo Pizzi; Mãe só há uma (2016), de Anna Muilaert, e Bixa Travesty (2018), de Claudia Priscilla e Kiko Goifman; Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, e Boi Neon (2015), de Gabriel Mascaro; e Babenco – alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou (2019), de Bárbara Paz, dividindo a sessão com A Vida Invisível.

A mostra

Com início na quinta-feira, dia 28 de setembro, a Mostra 25 anos do Canal Brasil abre a programação, às 18h, com o filme Los Silencios (2019). Dirigido por Beatriz Seigner, o longa-metragem conta a história de Nuria, Fábio e sua mãe Amparo, que fogem de um conflito armado colombiano, onde o pai desaparece, e se escondem na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Certo dia, o pai surge numa nova casa e a família descobre que a ilha é povoada por fantasmas. A obra ganhou diversos prêmios, como Melhor Filme (Prêmio Abraccine) e Melhor Direção, no Festival de Brasília em 2018 e, também, no Lima Latin American Film Festival, no mesmo ano, o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Roteiro.

No mesmo dia, às 20h, começa a exibição do filme Benzinho (2018), de Gustavo Pizzi. O drama conta a história de Irene, que reside com seu marido Klaus e quatro filho no Rio de Janeiro. Em crise com a irmã e o trabalho, ela precisa lidar com a partida do filho mais velho, que vai jogar handebol na Alemanha.
O filme é vencedor do Prêmio do Público, de Melhor Atriz para (para Karine Teles) e Melhor Atriz Coadjuvante (para Adriana Esteves), no Festival de Gramado de 2018. Também venceu como Melhor Filme no International Film Festival of Panama, em 2019.

Na sexta-feira, 29 de setembro, às 18h, é exibido Mãe só há uma (2016), de Anna Muilaert. Vencedor do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Matheus Nachtergaele no Prêmio Guarani, em 2017, o filme já esteve em importantes festivais, como o de San Sebastian, em 2016, e o Festival de Melbourne, no mesmo ano. O drama ficcioso conta a história de Pierre, um adolescente que vê sua vida virar de ponta cabeça, depois de fazer um exame de DNA e descobrir que sua mãe não é a verdadeira genitora.

Logo após, às 20h, o documentário Bixa Travesty (2018), dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, traz de maneira política a figura da cantora transexual e negra Linn da Quebrada, que esteve no Big Brother Brasil 2022. Com foco na sua vida privada e pública, o filme mostra a trajetória de luta da artista, pela desconstrução de estereótipos na sociedade brasileira.

Para o sábado, 30 de setembro, o longa-metragem Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, abre as sessões às 18h. Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some do mapa num futuro próximo. Após uma série misteriosa de mortes, os moradores precisam reagir e lutar contra um inimigo desconhecido.

Em 2019, a obra venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e, no mesmo ano, o Prêmio do Júri de Melhor Filme Estrageiro no Key West Film Festival. O longa ganhou diversos outros prêmios e esteve presente em importantes festivais, como o Sydney Filme Festival, na Austrália, em 2019, e o New Zealand International Filme Festival, também em 2019.

Ainda no sábado, a segunda exibição tem início às 20h20, com Boi Neon (2015), de Gabriel Mascaro. O filme narra a história de Iremar, um vaqueiro sonhador da região semiárida do nordeste brasileiro. Ele, que leva a vida na estrada com seus colegas de profissão – Zé, Negão, Galega e sua filha Cacá -, levando bois para as tradicionais vaquejadas, desperta em si novas ambições para a recente industrialização e o polo de confecções de roupas.

Para fechar a programação, no domingo, dia 1º de outubro, às 18h, o I exibe o filme Babenco – alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou (2019), de Bárbara Paz. Vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Veneza em 2019, o filme conta sobre a vida do cineasta Hector Babenco (1946-2016), marido de Bárbara, que narra em detalhes situações íntimas e dolorosas de sua trajetória. Em depoimentos, o cineasta revelou seus medos, memórias e reflexões.

Por fim, às 19h30, é a vez de A Vida Invisível (2019), de Karim Aïnouz. O filme conta sobre a história de duas irmãs, Eurídice e Guida. A primeira sonha em ser pianista profissional e a segunda em viver um verdadeiro amor, mas vivem em lar conservador e são separadas pelo pai. Distantes, elas lutam para se reencontrarem e tomarem as rédeas de seus destinos.

A obra venceu, em 2019, o Prêmio do Júri e o da crítica francesa no Festival Biarritz, na França. E, também em 2019, levou o Prêmio do Público de Melhor Longa-Metragem na competição internacional do 34th Mar del Plata Film Festival, na Argentina.

SERVIÇO:
Mostra 25 anos do Canal Brasil
No Itaú Cultural
Sala Itaú Cultural – 285 lugares
De 28 de setembro a 1º de outubro
Ingressos em https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/
Programação em https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural
Gratuito

Compartilhar:

  • Data: 28/09/2023 09:09
  • Alterado:28/09/2023 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados