Itaquaquecetuba investe em georeferenciamento para apoiar no desenvolvimento da cidade
A plataforma Geopixel Cidades já está disponível para a utilização dos servidores e permitirá uma maior integração entre os dados das secretarias e ações de fiscalização dando mais celeridade aos processos, com maior segurança e rastreabilidade das informações
- Data: 01/06/2024 09:06
- Alterado: 01/06/2024 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação/Prefeitura de Itaquaquecetuba
Visando a melhorar o planejamento da cidade, a prefeitura de Itaquaquecetuba implantou uma ferramenta de georreferenciamento, que irá apoiar na tomada de decisão e atuação das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Planejamento, Receita e Defesa Civil.
“A adoção deste sistema está nos permitindo levar a cidade para um momento de modernidade no qual podermos planejar e tomar nossas ações com base em dados atualizados e tomar o atendimento ao munícipe mais rápido e eficiente”, afirma o secretário de planejamento Alexandre Feijó.
Ainda de acordo com o secretário, após a conclusão do novo plano diretor que está em andamento e a inclusão dele na plataforma será possível analisar os dados de ocupação do solo, fazer a fiscalização de obras e combater as ocupações irregulares. “Também vamos retomar o programa de regularização imobiliária usando o marco temporal de abril de 2024”, disse.
O coordenador dos comitês de empresas e de comunicação e marketing do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, Joni Matos, que esteve presente na apresentação da plataforma Geopixel Cidades para servidores e munícipes vê a adoção do sistema com bons olhos.
“Com certeza, esse sistema é mais um passo para trazer agilidade para corpo de profissionais. Itaquaquecetuba está entrando no digital para atender as novas demandas da sociedade e isso somado a proximidade com a associações como CREA”, disse Joni.
Sobre o Geopixel Cidades
Geopixel Cidades é uma Plataforma de GeoInteligência que permite integrar, manter e disseminar informações municipais. A plataforma reúne dados geográficos e cartográficos, imagens, fotografias de campo, dados tabulares, plantas e documentos. Com isso, os dados geográficos oficiais do município ficam armazenados em um único banco de dados de forma segura, possibilitando seu uso compartilhado e integrado entre as secretarias do município.