Investimento em segurança traz resultados positivos a Ribeirão Pires
Integrações entre forças policiais e investimentos no setor resultaram na queda de índices criminais na Estância, em 2019
- Data: 26/12/2019 14:12
- Alterado: 26/12/2019 14:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Mariana Rodrigues
Em 2019, Ribeirão Pires registrou queda dos índices criminais, pelo terceiro ano consecutivo, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. De janeiro a novembro de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o índice de roubo em geral apresentou queda de 12,43% e roubo de veículos teve queda de 25%. O índice de furto em geral teve diminuição de 9,8% e os registros de furto de veículos tiveram queda de 10,81%.
Já o índice de homicídio doloso (ato intencional) apresentou queda de 42,85%. Não houve registro de homicídio culposo (sem intenção – ato negligente, imprudente) no município, em todo período.
A Estância encontra-se, atualmente, entre as 30 cidades mais seguras do País, segundo dados do Atlas da Violência 2019, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A diminuição dos índices é resultado das ações de fortalecimento promovidas de forma permanente pela Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de Ribeirão Pires.
Em março desse ano, foi entregue à Guarda Civil Municipal dois novos veículos – modelo Hilux, equipados para uso da ROMU, unidade de policiamento de choque da corporação. Foram investidos R$ 470 mil pela municipalidade para a aquisição e adaptações das novas viaturas.
No mesmo mês, a Estância recebeu nova Base da Guarda Civil Municipal – 24 horas, no calçadão entre o Terminal Rodoviário, Estação da CPTM e Atende Fácil. A nova base – um container adaptado ao serviço – foi concedida pela empresa Brásmodulos. Instalada em local de grande fluxo de pessoas, o equipamento serve de apoio ao atendimento à população e elaboração de Boletins de Ocorrência online.
A população foi contemplada, ainda, com a entrega da nova Central de Videomonitoramento. A unidade conta, agora, com a integração das forças policiais no acompanhamento das imagens. A Central possui trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal, polícias Civil e Militar, e efetivo da Secretaria de Transportes e Trânsito do município.
“Estamos realizando um trabalho intenso de fortalecimento da segurança na cidade. Melhorar a qualidade de vida da nossa população é prioridade da atual gestão, que investiu em equipamentos e armamentos, bem como promoveu a valorização do efetivo da nossa GCM”, explicou o secretário de Segurança Urbana de Ribeirão Pires, coronel José Luis Navarro.
Durante todo ano, foram realizadas operações integradas entre as forças policiais – GCM e polícias Civil e Militar, a exemplo das operações “Ribeirão Pires Mais Segura” e da recente “Natal Seguro”, que contou também com apoio da Cavalaria do BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar.
No início do mês de dezembro, foram realizadas as provas para o Concurso Público destinado à incorporação de 40 novos Guardas Civis Municipais em Ribeirão Pires. Nesse ano, o setor recebeu reforço com a incorporação de Vigilantes Patrimoniais ao quadro de funcionários da Prefeitura. Ao todo, a municipalidade conta com 14 profissionais que atuam na Central de Videomonitoramento, em pontos turísticos, no Paço Municipal, Parque Pérola da Serra, entre outros espaços.