Intercâmbio entre Mauá e Guiné-Bissau é show de cultura afro

Projeto Intercâmbio Educacional e Cultural Brasil/Guiné-Bissau começou na terça-feira e segue até o próximo domingo.

  • Data: 03/10/2013 10:10
  • Alterado: 03/10/2013 10:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Intercâmbio entre Mauá e Guiné-Bissau é show de cultura afro

Crédito:

Você está em:

Sob o som da percussão do grupo guineense Netos de Bandim, a abertura, realizada no Teatro Municipal de Mauá, reuniu secretários municipais, professores e representantes de grupos ligados ao movimento negro do município, numa promoção da Prefeitura de Mauá, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Educação.

Até o próximo domingo (6), o grupo Netos de Bandim estará em Mauá apresentando músicas e danças típicas do país, além de participar de rodas de conversa e oficinas culturais com educadores da rede, professores e alunos do projeto Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

O evento marca as comemorações do 40º aniversário de independência de Guiné-Bissau, ao mesmo tempo em que difunde a história e a cultura afro no mundo. “Essa é a segunda visita ao Brasil – a primeira foi em 2011 – e pretendemos estreitar cada vez mais nossos laços com Mauá”, comenta o coordenador do programa Africanidade, da Rádio Jovem de Guiné-Bissau, Júlio António Aponto Té.

Ele e o colega moçambicano Egor Vasco Borges representam o Africanidade em Marília, interior do Estado em parceria com a Prefeitura local. O coordenador do grupo Netos de Bandim, Ector Diógenes Cassamá, explica que 120 pessoas integram a entidade, fundada há 13 anos e que além da proposta cultural, desenvolve intenso trabalho social em Guiné-Bissau.

“Quando tive contato com esse projeto me encantei. Em Mauá já temos realizadas várias ações junto à rede de ensino nesse sentido. No dia 10 deste mês iremos eleger a primeira diretoria do Conselho Municipal de Igualdade Racial, além da elaboração do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial”, citou a secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar.

A secretária destaca ainda a participação da Prefeitura no IV MULHERES LÍDERES EM EDUCAÇÃO, ou 4th Women Leading Education – Conference Apam, sediado em Gana, na África, de 24 a 28.  As funcionárias Rosangela Malachias, assessora técnica, e Elizabeth Santos, coordenadora pedagógica, apresentam o projeto “Lentes da cidadania”, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Gênero, Etnia e Diversidade.

Agenda – O Intercâmbio Brasil/Guiné-Bissau engloba de oficinas culturais e rodas de conversa a visita aos principais pontos históricos e culturais de Mauá. As ações acontecem no Centro de Formação de Professores Governador Miguel Arrais, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com os temas: “O (a) Dançarino (a) e o processo da expressão cultural (criação)”, e “Leitura da arte e dramatização dos espaços”.  As oficinas também serão estendidas à sede do projeto Oficinas Culturais.  

No dia 4 (sexta-feira), das 14h às 18h, no Centro de Formação de Professores, haverá o Encontro Cultural – Troca de experiências, com grupos de hip hop, grafite, escola de samba e apresentação da dança maculelê do grupo Filhos de Gandhi. O encerramento será domingo (6), com um roteiro cultural e histórico das 9h às 12h a equipamentos como o Museu Barão de Mauá, capela da Santa Casa de Misericórdia (que reúne pinturas de Emeric Mercier), Parque Ecológico do Guapituba e Parque Ecológico Gruta de Santa Luzia. 

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados