Instituto Akatu e Braskem incentivam a educação ambiental em Santo André
Atividades sobre consumo consciente e gestão adequada de resíduos envolvem jovens e adolescentes do município por uma sociedade mais sustentável
- Data: 03/11/2022 11:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto Akatu
Atividades sobre consumo consciente e gestão adequada de resíduos envolvem jovens e adolescentes do município por uma sociedade mais sustentável
Crédito:Instituto Akatu
Instituto Akatu e Braskem deram início a uma série de atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região de Santo André (SP). Até o fim do ano serão realizadas diversas ações com adolescentes e jovens para impulsionar o consumo consciente e uma gestão mais adequada de resíduos. A iniciativa já é realizada em municípios e na rede pública de ensino de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
“Na Braskem, acreditamos que a educação é o melhor caminho para capacitar a sociedade sobre o uso adequado e o consumo consciente. Com certeza essas atividades em parceria com o Akatu vão contribuir para que jovens e adolescentes entendam como a reciclagem é essencial para mantermos um mundo mais sustentável e que reaproveitamento do resíduo como matéria-prima gera novos produtos, além de outros benefícios como: redução no gasto de energia, redução dos gases de efeito estufa (GEE), além de gerar renda para a população”, comenta Sylvia Tabarin — gerente de relações institucionais da Braskem Sudeste.
No mês de outubro, a iniciativa impactou 35 crianças e jovens dos grupos de escoteiros do Polaris, Jaçatuba e Baden Powell. Na ocasião, foram realizadas atividades práticas sobre consumo consciente e gestão adequada de resíduos, por meio de vídeos, oficinas didáticas e dinâmicas, que estimularam os jovens a refletir sobre seus hábitos diários e sobre o impacto deles para os indivíduos, para a sociedade e para o meio ambiente. As atividades com os escoteiros continuam em novembro com a execução dos planos de ação desenvolvidos pelos diferentes grupos de jovens, que incluem ações de porta a porta com moradores, colagem de cartazes informativos nas escolas e postagens nas redes sociais.
“Os escoteiros criaram um plano de ação focado em mudar a realidade das suas comunidades, incentivando a redução de resíduos, a coleta seletiva e a reciclagem”, conta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu. “Foi muito importante eles perceberem como podem atuar como multiplicadores da sustentabilidade e do consumo consciente, causando impactos muito positivos na região onde moram.”
Entre as atividades realizadas, o Akatu, por meio do Programa Edukatu, também disponibiliza a plataforma online de aprendizagem sobre consumo consciente ativa desde 2013, que segue estimulando que professores e alunos desenvolvam atividades escolares sobre temáticas socioambientais.