Inscrições para a oficina “Traçados, trilhas e trilhos” terminam nesta quarta

Atividades gratuitas são compostas por cinco encontros aos sábados; primeiro evento acontece no dia 12 de novembro

  • Data: 08/11/2022 18:11
  • Alterado: 08/11/2022 18:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André
Inscrições para a oficina “Traçados, trilhas e trilhos” terminam nesta quarta

Crédito:Alex Cavanha / PSA

Você está em:

Esta quarta-feira (9) é o último dia para a realização de inscrições da oficina gratuita “Traçados, trilhas e trilhos – Cidades, derivas e desenhos”, com o arquiteto Renato Hofer. O evento acontece na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, de 12 de novembro a 3 de dezembro, sempre aos sábados, e no dia 20 de novembro (domingo). Em cinco encontros, as caminhadas e os desenhos, considerados atividades primordiais por Hofer, serão integrados e utilizados como modo de reflexão e percepção do ambiente urbano, reconfigurando os espaços da cidade com micro intervenções decorrentes das inquietações dos participantes. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://linktr.ee/casadoolhar

A proposta da atividade consiste em, através do estímulo urbano, identificar em uma área com intervenções adensadas, os indícios de organização subjetiva e utilizar o desenho para criar pequenas intervenções que conformam e modificam o espaço. Os participantes serão estimulados a identificar as histórias inseridas na sobreposição de camadas que fazem parte da metrópole, compondo uma narrativa particular, mesmo que fragmentada e não linear.

O desenho será o tipo de recurso adotado na oficina, mas também com abertura a outras manifestações artísticas de acordo com os interesses e habilidades dos participantes. O tempo será organizado de forma a permitir um relacionamento profundo em cada local e por conta disso os horários variam a cada data.

A partir do traçado de uma trajetória que vai do micro (o objeto) ao macro (a cidade), a atividade irá levantar questões como a construção e ocupação do espaço urbano e a fronteira tênue e conflituosa entre o público e o privado. O resultado do processo deverá ser transformado em uma exposição, bem como na proposição de um roteiro autoguiado como expansão do desenho na cidade, criando um percurso livro onde cada participante terá colaborado com um capítulo.

Renato Hofer é arquiteto formado pela FAU-USP. Estudou instalação e performance com a artista norueguesa Inghild Karlsen, cenografia com Antunes Filho e gravura com Evandro Carlos Jardim.

Sua formação multidisciplinar, aliada ao interesse na exploração do território pelo caminhar, o levaram à criação do Arquipélagos Urbanos, que promove expedições coletivas que servem de estímulo para o desenvolvimento de atividades que vão do desenho, performance, intervenções urbanas e livros de artista.

Compartilhar:

  • Data: 08/11/2022 06:11
  • Alterado:08/11/2022 18:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados