Inscrições abertas para curso gratuito de tingimento de tecidos
Técnica conhecida como Tie-dye retorna à moda depois de fazer sucesso nos anos 70
- Data: 15/08/2012 20:08
- Alterado: 15/08/2012 20:08
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: SECOM PSA
Crédito:
Na próxima segunda-feira, 20, às 14 horas, será realizado no Parque Escola, em Santo André, o curso de Tie-dye, uma técnica de tingimento artístico de tecidos, que teve seu ápice nas décadas de 60 e 70 entre adeptos do movimento hippie. Em inglês, a expressão significa amarrar e tingir, sendo que a intensidade de cores e as formas podem variar de acordo com o tipo de amarração.
As técnica de produção podem variar. Geralmente os desenhos são produzidos através de tingimento do tecido, com partes protegidas do contato com o corante. Antes do tingimento, é feito um preparo do tecido para se conseguir os efeitos em degradê, com a ajuda de barbantes, que são enrolados e amarrados fortemente nas partes que não devem ser tingidas.
Os interessados em participar devem levar um tecido de 1,50 X 1,50m para confecção de tingimento de uma canga
Tinta de terra
Dia 20 também tem início o curso para a produção de tinta de terra, às 14 horas. Qualquer tipo de terra pode ser usado para fazer tinta, até a do jardim. Tudo depende da cor e do efeito que se busca. A relação com a terra; observação das suas cores e a fabricação de tintas atóxicas, de baixo custo e efeito estético serão temas do curso que tem duração de dois dias.
Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 4438-1758