III Circuito Cultural reúne escolas de Diadema na Praça da Moça
Mais de 80 unidades da rede municipal de ensino apresentaram seus trabalhos em evento que reuniu mais de 10 mil pessoas
- Data: 05/12/2023 16:12
- Alterado: 05/12/2023 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Lucas Barbosa
O último sábado (2) foi um dia de grande celebração para todas as escolas e estudantes da rede municipal de Diadema. A 3ª edição do Circuito Cultural Professora Denise Fernandes Pereira reuniu mais de 10 mil pessoas na Praça da Moça, no Centro Cultural Diadema e na Casa da Música, no Centro.
Praticamente todas as escolas da rede municipal apresentaram, durante todo o dia, 232 trabalhos pedagógicos desenvolvidos durante o ano com os estudantes, por meio de atividades, oficinas, brincadeiras, apresentações de canto e dança em quatro palcos representando as regiões da cidade (Centro, Leste, Norte e Sul), além do Festival Mais Educação, que ocupou o palco principal (Centro) com atividades e apresentações ligadas aos quatro macrocampos que formam a base da educação no município: Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer, Educação Ambiental e Cultura e Arte.
Os programas Diadema de Dandara e Piatã, Grupo de Recomposição de Aprendizagens, Aprender Mais e Fala Curumim também estiveram presentes no circuito, além do Núcleo Social da Secretaria de Educação.
“O Circuito Cultural é o evento mais importante da Educação no ano. É o momento de colocar em prática a utilização dos espaços públicos pelas nossas crianças, de estimular a cultura de paz, a conscientização ambiental, o esporte e a cultura”, explica a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. “É durante o Circuito que a população pode conhecer os trabalhos que as escolas estão desenvolvendo, por cada educador e educadora, professores, coordenadores pedagógicos e diretoras da rede”, completou.
O prefeito José de Filippi Júnior esteve na praça e ressaltou a importância do evento. “As propostas pedagógicas que estão sendo apresentadas aqui hoje pelos educadores da rede são fundamentais para a formação das nossas crianças e para o futuro da nossa cidade. É uma alegria imensa ver tanta gente reunida aqui hoje”, afirmou.
Um dos inúmeros trabalhos apresentados foi da Emeb Mário Santalucia, que trouxe o projeto “Conhecendo e gerenciando as emoções”, desenvolvido com crianças do 1º ano. Por meio de leituras, jogos, brincadeiras, exercícios e dinâmicas baseadas no livro “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas, as crianças aprendem a identificar e lidar melhor com suas emoções.
A Emeb Albino Freitas expôs um pouco do trabalho que desenvolve com as crianças na creche, como pintura facial e exploração de materiais, texturas, aromas e sabores por meio do contato com a natureza. “A ideia é que as crianças vivenciem essas experiências durante o circuito, que é um evento muito importante para dar visibilidade e valorizar o nosso trabalho”, afirmam as professoras de Educação Básica Kátia Mika e Maria Fernanda Ottaviano.
A professora do Ensino Fundamental Kelly Vanessa do Nascimento Rocha, mãe da Bianca, de 5 anos, que estuda da Emeb Cecília Meireles, aprovou o Circuito. “Está muito organizado. Acho importante um evento como esse para mostrar o nosso trabalho e fazer com que as crianças interajam e participem das atividades. A Bianca está se divertindo muito, não quer ir embora!”
Quem também não queria ir embora era Maria Clara Ferreira dos Santos, que tem 12 anos e está no 7º ano. “Achei as brincadeiras apresentadas aqui muito criativas, a gente aprende muitas coisas, fica longe da tela do celular. Isso ajuda na nossa educação e no nosso desenvolvimento. Já aprendi a fazer até pião.”
Durante o evento, as crianças dos Grêmios Curumins entrevistaram os participantes do Circuito Cultural, registrando as suas opiniões e impressões sobre o evento. O material gerou 11 podcasts, que já estão no Spotify e podem ser ouvidos aqui: https://open.spotify.com/show/3um3yLLhsIRZvvJmddqGog . Encerrando o Circuito, os membros da Lira Itinerante de Diadema e os professores do Programa Diadema de Dandara e Piatã percorreram toda a praça e fecharam a tarde com muita música, puxando o “Cortejo do Maracatu”.
No final, a vice-prefeita, Patty Ferreira, agradeceu e parabenizou professores, educadores, pais, estudantes e todos que tornaram o Circuito Cultural possível. “Essa é a melhor maneira de fechar um evento como esse, com muita energia e a exaltação da nossa ancestralidade. Nós comungamos do mesmo ideal de luta pelo combate ao racismo e ao preconceito, e de fortalecimento da educação”, concluiu.