IA no Super Bowl: estreia da OpenAI na TV e anúncios de inteligência artificial
Evento contou com anúncios da OpenAI, do Google e da Meta sobre as suas inteligências artificiais
- Data: 11/02/2025 07:02
- Alterado: 11/02/2025 08:02
- Autor: Redação
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
A inteligência artificial (IA) teve um papel de destaque no Super Bowl 2025, realizado neste último domingo (09/02) em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Companhias famosas globalmente exibiram anúncios sobre as suas inovações em IA, incluindo gigantes da tecnologia (big techs), como: Google, Meta e OpenAI.
O Super Bowl marca a final do campeonato da National Football League (NFL), a principal liga de futebol americano dos EUA. Todos os anos, o evento atrai milhões de telespectadores e, consequentemente, possui um espaço publicitário disputado. Em 2024, estima-se que mais de 120 milhões de pessoas acompanharam a final. Neste ano, as empresas que anunciaram no Super Bowl tiveram que pagar cerca de US$ 8 milhões por 30 segundos de anúncio.
OpenAI exibe primeiro comercial na televisão
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, estreou um comercial pela primeira na televisão com um anúncio de 60 segundos no Super Bowl. No vídeo, a empresa lembra grandes inovações da humanidade, desde o domínio do fogo e a roda até a exploração espacial e os computadores. Ao final, o anúncio destaca o ChatGPT, sem mais detalhes sobre a tecnologia. “Queremos que a mensagem pareça relevante para o público que está assistindo ao Super Bowl, o que inclui dezenas de milhões de pessoas que não têm familiaridade com IA”, diz a CMO da big tech, Kate Rouch, ao portal de notícias The Verge.
Meta apresenta Ray-Ban Meta
Durante o Super Bowl 2025, a Meta trouxe celebridades para demonstrar os recursos de IA dos seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban. No anúncio de 30 segundos exibido no evento, Chris Hemsworth, Chris Pratt e Kris Jenner utilizam e interagem com os óculos Ray-Ban Meta. O vídeo da empresa dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp tem uma abordagem mais cômica e encenada que os seus concorrentes OpenAI e Google.
Anúncio do Google mostra falha no Gemini
O Google lançou uma série de anúncios para o Super Bowl 2025 em que destaca o uso do assistente de inteligência artificial Gemini por pequenas empresas. Em um dos comerciais, um empreendedor da loja de queijos Wisconsin Cheese Mart utilizou a IA para criar uma descrição de seu queijo Gouda. Porém, a descrição criada pelo Gemini afirmava incorretamente que o Gouda representava “50% a 60% do consumo mundial de queijo”. Logo após a veiculação do anúncio, surgiram críticas que apontavam a inconsistência das informações. Com a polêmica, o Google editou o comercial e substituiu o trecho com o erro por “um dos queijos mais populares do mundo”.
Além das big techs citadas, outras companhias também exibiram anúncios sobre inteligências artificiais, como a Salesforce, a Booking.com e a GoDaddy.
A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.
Fonte: G1, Meio e Mensagem, Forbes, The Verge, NBC News