Hospital Nardini capacita colaboradores em procedimento de punção intraóssea
Participantes aprofundaram conhecimentos por meio de simulações e exercícios práticos
- Data: 27/10/2023 09:10
- Alterado: 27/10/2023 09:10
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação do ABC
Hospital Nardini capacita colaboradores sobre punção intraóssea
Crédito:Divulgação
Gerenciado pela Prefeitura de Mauá em parceria com a Fundação do ABC, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini organizou neste mês um treinamento de capacitação para punção intraóssea – procedimento emergencial que permite a administração da maioria dos medicamentos utilizados em emergências. Com participação de 22 médicos e enfermeiros especializados em Pediatria e Emergência, a ação ficou a cargo da Gerência de Enfermagem, que buscou oferecer oportunidade de aprimoramento profissional nessa importante técnica.
A palestra foi ministrada pela enfermeira Rosilda Lopes Abelha Penafort, pós-graduada em Urgência, Emergência e Dermatologia. Foram abordados diversos temas relevantes, como a história da técnica, sua importância na prática clínica, indicações e os diferentes tipos de punção. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os locais indicados para a realização do procedimento e os materiais que podem ser utilizados.
A prática da punção intraóssea também foi discutida, permitindo aos profissionais aprimorar suas habilidades nesse procedimento essencial. Através de simulações e exercícios práticos, os participantes aprofundaram o conhecimento e ganharam mais confiança na técnica de acesso venoso alternativo. “Nos sentimos privilegiadas por ter, numa emergência, uma alternativa rápida, segura e eficiente na condução do restabelecimento hemodinâmico das crianças”, afirmou a enfermeira Marli Fidelis, coordenadora da Pediatria.
A capacitação, realizada em 10 de outubro, foi fundamental para os participantes e para a instituição hospitalar. “A Gerência de Enfermagem do Hospital Nardini acredita que investimento na capacitação é de grande importância para treinar e desenvolver as habilidades dos colaboradores, e assim proporcionar um cuidado que favoreça a recuperação do paciente. Fornecer o curso de punção intraóssea traz benefícios tanto aos colaboradores como aos pacientes”, explica a gerente de enfermagem, Potira Ulbrich.