Hospital da Mulher de Santo André realiza reencontro com profissionais de saúde
Iniciativa faz parte da campanha Novembro Roxo, mês de conscientização sobre cuidados e prevenção da prematuridade
- Data: 17/11/2022 19:11
- Alterado: 17/11/2022 19:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
A tarde desta quinta-feira (17) foi marcada por muita emoção e superação em um reencontro de pais e filhos prematuros com os profissionais do Hospital da Mulher de Santo André. A iniciativa marcou o Dia Mundial da Prematuridade e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.
“A data traz um alerta sobre a importância do pré-natal e da escolha da melhor via de parto para prevenir esse quadro. Aqui em Santo André, temos um equipamento referência na saúde da mulher e em partos. O Hospital da Mulher, além de oferecer toda a estrutura necessária, se destaca no cuidado com bebês prematuros e prematuros extremos. Nossos profissionais salvam vidas através do atendimento eficiente e humanizado”, pontuou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.
Aghata Sabrina da Silva Germano, de 21 anos, foi convidada para participar do evento com seu filho Arthur Martins, de 1 ano e sete meses, que nasceu com apenas 26 semanas em uma condição de prematuridade extrema.
“Comecei a sentir dores nas costas e cheguei aqui no hospital com quatro dedos de dilatação. Eu estava com 26 semanas de gestação, não consegui segurar e ele nasceu como prematuro extremo no dia 12 de maio de 2020. Ele ficou quatro meses internados e, em alguns dias, eu não estava mais aguentando e nem ele, mas tivemos muito apoio e muito carinho da equipe. Até oração eles faziam com a gente”, relembrou a moradora do Parque Miami, enquanto secava as lágrimas.
“Hoje ele está enorme, saudável e andando de um lado para o outro. Participar desse evento me traz uma felicidade que não tem explicação. Ele foi intubado, teve parada cardíaca e em vários momentos eu tive medo de perder ele. Com mês de vida ele teve uma infecção fortíssima e lutou bravamente com sete bombas ligadas a ele. É um milagre da vida ele estar aqui. Agradeço muito a Deus e aos profissionais que cuidaram do meu filho”, completou Aghata Germano.
A diretora administrativa do Hospital da Mulher e do Centro Hospitalar Municipal Analúcia Chaves, participou do evento e falou sobre a importância de debater esse tema. “Em comemoração ao Novembro Roxo, buscamos conscientizar o quanto é importante o acompanhamento do pré-natal. Para nós e uma importante missão, acompanhar o crescimento destas crianças que nasceram tão pequenas, muitas com menos de 500 gramas e hoje ver essas crianças fortes e saudáveis nos mostra o quanto esses pequenos são grandes guerreiros. Ficamos emocionados e felizes em poder compartilhar e promover esse evento para que os pais possam se fortalecer e comemorar esta grande vitória. Agradeço imensamente a equipe que cuida dos nossos pacientes com tanto carinho e dedicação”, disse.
O auge do evento foi protagonizado por vídeos com imagens das mães e dos bebês durante a internação no hospital, o que proporcionou um turbilhão de sentimentos nos pais e profissionais que puderam relembrar de todas as lutas vividas com cada bebê que estava ali.
Duas munícipes, Mariluce Aparecida da Silva, mãe da Maria Fernanda, e Gabriela Fechio Ribeiro, mãe do Gael Matheus Fechio Ribeiro, enriqueceram o evento com depoimentos sobre a trajetória dos prematuros que nasceram com 25 semanas de gestação.
No final do evento, os bebês foram presenteados com polvinhos e as mães ganharam encosto de pescoço do grupo de voluntários Naninhas do Riso.
“A festa é tradicional e realizada todos os anos no hospital, mas infelizmente, durante a pandemia, tivemos que interromper os eventos. Esse evento de hoje marca a retomada. Convidamos 42 mães e a maioria compareceu. É uma grande vitória essas crianças terem passado por tudo o que passaram e participar desse dia”, disse a supervisora de enfermagem da UTI neonatal do Hospital da Mulher, Carolina Giampaoli.