Hospital da Mulher de Santo André inicia coleta de óleo de cozinha
Ecoponto será disponibilizado na recepção; ação socioeducativa, em parceria com o Instituto Triângulo, busca evitar o descarte do produto na rede de esgoto
- Data: 02/10/2013 15:10
- Alterado: 02/10/2013 15:10
- Autor: Elaine Granconato
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Mais um equipamento andreense entrou na Campanha Junte Óleo. A partir deste mês, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein inicia ação socioeducativa no combate ao descarte de óleo de cozinha na rede de esgoto de Santo André. A unidade municipal, referência no atendimento de saúde à ala feminina, instalou um ecoponto de coleta na recepção central, local por onde circulam cerca de cinco mil pessoas por semana, entre pacientes, profissionais da área e moradores do entorno.
A coleta de óleo de cozinha foi viabilizada a partir da parceria com o Instituto Triângulo, organização não-governamental de Santo André e responsável pela campanha lançada no último dia 23, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector. A proposta do hospital é proteger o meio ambiente por meio de ações educativas de conscientização e de incentivo para o descarte correto do produto.
Para contribuir é fácil. Basta esperar o óleo esfriar na panela e despejar em uma garrafa pet com a ajuda de um funil. Quando completar os dois litros, basta levar até o ponto de coleta. Cada dois litros do produto deixados no ecoponto serão trocados por duas pedras de sabão ecológico. “Muitas vezes, as pessoas despejam o óleo utilizado em frituras no vaso sanitário ou na pia. Isso ocorre por falta de conhecimento ou dificuldades para chegar até o posto de coleta mais próximo da residência”, explica a superintendente do Hospital da Mulher, a médica Rosa Maria Pinto de Aguiar.
Apesar de simples, a medida traz diversos benefícios ao meio ambiente, tendo em vista que o óleo de cozinha dificulta o processo de tratamento de esgoto, compromete a fauna aquática, entope encanamentos e contribui para a proliferação de ratos e baratas. Além disso, gera aumento do uso de produtos químicos para limpeza de tubulações, dificulta a infiltração da água no solo e contribui para o aquecimento global devido à produção de gás metano durante a decomposição. Óleo e gordura usados estão entre os resíduos mais poluentes produzidos pelo ser humano. Apenas um litro pode contaminar até um milhão de litros de água.
PONTOS DE TROCA – Interessados em participar da atividade podem fazer a troca do óleo pelo sabão ecológico no próprio ecoponto do Hospital da Mulher, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. O endereço é Rua América do Sul, 285, no Parque Novo Oratório. A retirada do óleo no ecoponto será feita pelos responsáveis do Instituto Triângulo, que transformam o material em pedras de sabão. Mais informações pelo telefone (11) 4478-5000.
Além da unidade hospitalar, todas as escolas municipais são postos de coleta da campanha Junte Óleo. No total, são 87 espaços – 31 creches, 51 Emeiefs e cinco Centros Públicos de Formação Profissional – preparadas para receber o óleo não só dos alunos e seus familiares, mas também de toda a comunidade. Santo André é a primeira cidade a integrar a campanha em nível municipal, como forma de política pública.