Hospital Brasil celebra campanha “O que importa para você?”
Em constante preocupação com o bem-estar, a ação promove a empatia para ouvir e atender os pedidos especiais dos pacientes internados
- Data: 07/06/2019 16:06
- Alterado: 07/06/2019 16:06
- Autor: Redação
- Fonte: Hospital Brasil
Crédito:Divulgação/Hospital Brasil
Desde 2018, o Hospital e Maternidade Brasil adere à campanha “O que importa para você?”, derivada do movimento internacional What Matters to You?. O projeto, adotado pelos hospitais da Rede D’Or São Luiz, promove a empatia no cuidado centrado no paciente, associando assistência segura com desfechos favoráveis na experiência do cliente. A ideia central é que o profissional de saúde se coloque no lugar do outro, converse mais com pacientes e seus familiares e entenda o que é mais importante para a pessoa que está internada.
No Hospital Brasil, em Santo André, a ação contempla todos os pacientes internados, inclusive os da UTI. E neste dia 6 de junho, data oficial que celebra a campanha, equipes do hospital se mobilizaram para proporcionar o que importava para tornar especial o dia de um grupo de pacientes.
Na ala pediátrica, por exemplo, uma criança pediu um café da manhã especial com pão francês. Quem entrou com a bandeja no quarto foi um super-herói, tornando a sua manhã inesquecível. Um dia de beleza, com cabelo penteado e unhas feitas, fez a diferença para uma paciente internada por longo período.
A saudade dos animais de estimação que estavam em casa enquanto os donos estão sob cuidados médicos também foi abrandada, pois os pets fizeram uma visita surpresa no hospital. Apenas o gato não pode ir desta vez, mas o dono recebeu uma foto em um porta-retrato.
Teve música também, uma homenagem que um paciente fez à sua esposa, com canções dos anos 70, que preencheram o leito de nostalgia. E a equipe de enfermagem também incentiva os pacientes por meio de um mural com mensagens de apoio e gratidão, que recebeu a aderência dos médicos.
Essas ações têm sido bastante valorizadas pela Rede D’Or São Luiz, pois contribuem para criar laços de confiança entre profissionais e pacientes, melhorando a assistência médica e ajudando no enfrentamento do quadro clínico. No Hospital e Maternidade Brasil, os colaboradores envolvidos na realização do sonho recebem um broche de padrinho da campanha, como forma de reconhecimento.
O movimento “O que importa para você?” começou nos Estados Unidos quando, em 2010, Maureen Bisognano, CEO do Instituto Healthcare Improvement, desafiou os profissionais da saúde a conversarem mais com seus pacientes e familiares, adquirindo um elo mais empático e questionando os enfermos sobre o que mais importava para eles naquele momento.