GT Serviços e Beleza de Diadema apresenta temática da gestão para ter sucesso
Qualificação técnica aliada a gerenciamento eficiente são requisitos para crescimento de empresas no setor. Grupo de Trabalho facilita esse processo
- Data: 06/03/2023 16:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
GT Serviços e Beleza de Diadema apresenta temática da gestão como fundamental para ter sucesso
Crédito:Adriana Horvath
O segundo encontro do Grupo de Trabalho (GT) Serviços da Beleza, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, trouxe gestão como temática principal para qualificar e fortalecer o setor. A reunião foi realizada na sede do Instituto de Previdência de Diadema (Ipred), na manhã desta segunda-feira (06/03), e teve a participação de aproximadamente 30 profissionais do ramo de serviços e comércio.
A cada mês, o GT Serviços da Beleza traz informações e temas sugeridas pelos participantes do Grupo. “Queremos ouvir vocês para deixar o Polo de Cosméticos mais relevante. Tenho certeza que todos vão levar conhecimento para seu negócio e esse é o objetivo do Polo: que possamos reunir o que temos de melhor para aplicar na prática e ter clientes satisfeitos, fidelizados, que vão consumir os serviços da cidade e fortalecer Diadema como a Cidade da beleza”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Barbosa.
Para trazer soluções empresariais para empreendimentos do setor, a consultora de negócios do SEBRAE, Juliana Gobbi, ministrou palestra A importância da Gestão e da Fidelização do Cliente. “A área da beleza é um dos segmentos priorizados pelo Sebrae. Normalmente, o proprietário do salão de beleza é o profissional. Ele corre atrás do conhecimento técnico, porque gosta de fazer, e a gestão fica precária. Poderia estar melhor se fizesse uma gestão mais eficiente. O salão não oferece apenas o serviço, ele vende estilo, autoconfiança, autoestima e bem-estar. Para o crescimento do salão, o profissional tem que ter a visão de que ele é também empresário e não só o profissional da área da Beleza”, explicou a consultora. Ainda foram apresentadas opções de cursos e capacitações para a área disponibilizadas pelo Serviço.
Para Emerson Tadeu Lelis, o barbeiro e empresário de duas unidades da Mie Barber, uma no Centro e outra no bairro Piraporinha, o GT tem sido promissor. “Antes era só indústria que representava o Polo do cosmético. Hoje, temos indústria, comércio e serviço. É um avanço muito grande e inovador. Como profissional da beleza, está sendo muito gratificante participar, porque estou numa transição. Sempre fiz serviço e fui dono ao mesmo tempo. Agora, não vou fazer mais atendimento para poder fazer apenas gestão do meu negócio”.
A empresária Cristiane Rodrigues Santos, da Todah Cosméticos e Perfumaria, compartilha da mesma visão de Emerson. “O empresário tem que estar disponível para aceitar a transformação, fortalecer onde está e criar movimento para que o município saia fortalecido. Quem não aparece não é lembrado. Temos que acreditar e participar do crescimento”, afirmou.
A equipe do GT lembrou ainda a importância de participar de eventos na área, tanto para qualificação técnica como para gestão de negócio, a exemplo da Hair Brasil, que acontecerá entre 25 e 28 de março. A próxima reunião está marcada para 10 de abril.
Cuidado
A coordenadora de Vigilância Sanitária (VISA) de Diadema, Rita de Cássia Silva, informou sobre a recomendação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para venda de pomadas capilares utilizadas para trançar/modelar os cabelos. “A orientação é para que se suspenda o comércio e o uso das pomadas capilares até que sejam concluídas as análises pertinentes. Nós fizemos uma ação no comércio em fevereiro e esses itens já tinham sido retirados das prateleiras”, explicou.