GSH Banco de Sangue faz um alerta para que as pessoas doem sangue antes de viajar

Banco de Sangue de Santo André faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram aptas, doem sangue

  • Data: 10/07/2023 11:07
  • Alterado: 10/07/2023 11:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André
GSH Banco de Sangue faz um alerta para que as pessoas doem sangue antes de viajar

GSH Banco de Sangue de Santo André

Crédito:Divulgação

Você está em:

O período de férias escolares é sempre uma oportunidade para desfrutar de viagens em família e que realmente deve ser aproveitado. Porém, é também quando os Bancos de Sangue pelo país mais sofrem com a queda nas doações, em razão do afastamento dos doadores.

Somados a este fator, a temperatura mais baixa e o aumento das doenças respiratórias típicas da estação contribuem para o impacto nos estoques. “No mês de julho nossos postos de coleta ficam quase vazios, pois muitas pessoas viajam e esquecem de colocar na agenda a doação de sangue. Já entre as pessoas que ficam na cidade, muitas estão inaptas a doar por causa das doenças respiratórias, como gripe e resfriado”, explica Genésio Mesquita, líder de captação do Banco de Sangue de Santo André.

Genésio observa ainda que é justamente nesse período do ano que aumentam as demandas por transfusão de sangue em razão dos acidentes de trânsito nas estradas. Segundo informações do Portal do Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal já iniciou a “Operação Férias Escolares”, que segue até o final do mês, com o objetivo de zelar pela segurança e bem-estar dos viajantes.

Por isso, o GSH Banco de Sangue de Santo André faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram aptas, doem sangue. “Se forem viajar, façam a doação antes, pois o processo é muito rápido e não dói. É possível doar sangue e viajar logo em seguida”, enfatiza o líder de captação.

Atualmente, os estoques sanguíneos da unidade estão 60% abaixo do nível ideal, um índice considerado muito crítico. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta. O GSH Banco de Sangue de Santo André atende a mais de 26 hospitais da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

A instituição atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.

Compartilhar:

  • Data: 10/07/2023 11:07
  • Alterado:10/07/2023 11:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados