Grupo Senzalas, do Amapá, faz três apresentações gratuitas em SP

Shows, com entrada franca, acontecem nos CEUs São Mateus (9/3) e Azul da Cor do Mar (10/3) e no Tom Jazz (11/3), este com a participação da cantora Leci Brandão

  • Data: 03/03/2015 14:03
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Editor
Grupo Senzalas

Crédito:

Você está em:


Legítimo representante e expressão das mais significativas da cultura e das identidades amapaenses e amazônicas desde 1997, o GRUPO SENZALAS desembarca em São Paulo para uma série de três shows em março, todos com entrada franca, que marcam o lançamento do CD Tambores do Meio do Mundo na capital.

As apresentações acontecem no CEU São Mateus no dia 9 (segunda-feira, 18h), no CEU Azul da Cor do Mar no dia 10 (terça-feira, 20h) e no Tom Jazz no dia 11 (quarta-feira, 21h30), recebendo nesta ocasião a cantora Leci Brandão como convidada especial.

O GRUPO SENZALAS é formado pelos amapaenses Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e pelo paraense Joãozinho Gomes – o quarto fundador, Zé Miguel, também do Amapá, deixou o grupo para seguir carreira solo em 2001. Síntese da inovação oriunda dos ritmos e das tradições folclóricas locais, os músicos assinam um trabalho que pode ser visto como uma espécie de simbiose dançante, combinando cultura e tradição, beleza e criatividade.

À base rítmica do marabaixo e do batuque de Curiaú, então, juntam-se o reggae, o zouk, o kassicó e o carimbó, dando origem a uma musicalidade própria, que não se cansa de expandir fronteiras e contribuir com a difusão da cultura da Amazônia no cenário da música nacional. Ao mesmo tempo, as canções despertam no povo da região o encontro com a própria identidade.

Há 18 anos na estrada, o grupo foi batizado assim por conta do título de seu primeiro CD, Dança das Senzalas. Desde então, vem alternando entre apresentações em sua terra natal, no eixo Rio-São Paulo e também no exterior, todas com absoluto sucesso.

A estreia no Rio de Janeiro – e fora do Amapá – se deu em 1999, no Canecão, com lotação esgotada. Depois, em São Paulo, vieram shows nas unidades SESC Pompeia, Interlagos e Itaquera, nos dois últimos como parte do circuito Balaio Brasil. A esta altura, o álbum de estreia já havia sido traduzido para três idiomas (inglês, francês e alemão) e levou o grupo a uma apresentação histórica no Teatro das Culturas do Mundo, em Berlim, Alemanha.

De volta às origens, realizou nos anos de 2001, 2002 e 2004 o projeto Tambores do Meio do Mundo no Amapá, reunindo grupos locais em shows semanais. Ainda em 2002, participou como convidado do Festival Transamazoniennes de Saint-Laurent, na Guiana Francesa.

Com “Barco Negreiro” (Milhomem/Gomes), o GRUPO SENZALAS chegou à final do I Festival da Nova Música do Brasil, da TV Cultura. Também em São Paulo, em 2008, participou do festival Amapá Em Cantos, no SESC Ipiranga, quando pela primeira vez dividiram o palco com Leci Brandão, com quem reencontram nesta nova turnê.

Antes de um período em que passaram a se dedicar a projetos solo de shows e gravação de CDS, além de parcerias com outros artistas locais, os músicos ainda excursionaram juntos pelo Amapá nos projetos Jornada Cultural e Teia Cultural, em 2009 e 2010. Atualmente, o grupo trabalha em seu terceiro álbum, Sumanos.

OS MÚSICOS
Amadeu Cavalcante nasceu em Macapá, onde iniciou sua carreira profissional cantando nos bares, nos anos 1980. Sua discografia solo inclui álbuns como Sentinela Nortente (em parceria com Osmar Junior), Estrela do Cabo Norte e Tarumã. Além do trabalho com o Senzalas desde 1997, também tem realizado apresentações ao vivo nos palcos brasileiros e europeus por meio do projeto Pixinguinha.
O amapaense Val Milhomem tem mais de 500 composições assinadas em sua carreira. Antes de iniciar o trabalho com o Senzalas, foi fundador também do grupo Nós, que participou de inúmeros festivais locais, e do Movimento Costa Norte, que fortaleceu a imagem da música amapaense em âmbito nacional. Em 1996 foi indicado ao Prêmio Sharp pelo CD solo Planeta Amapari.
Nascido em Belém do Pará, Joãozinho Gomes também possui mais de 500 composições no currículo, a maioria delas em parceria com Val Milhomem, já gravadas por artistas como Leila Pinheiro, Leci Brandão, Selma Reis, Geraldo Azevedo e Jane Duboc, entre outros. Também possui uma vasta obra poética, compilada em A Flecha Passa E Poemas Diversos, lançado no ano passado.

GRUPO SENZALAS
Show “Tambores do Meio do Mundo” – em São Paulo
CEU SÃO MATEUS
Dia 9 de março, segunda-feira, 18h.
Rua Curumatim, 201 – Parque Boa Esperança – São Paulo – SP.
Telefone: (11) 2732 8139.
Entrada Franca.

CEU AZUL DA COR DO MAR
Dia 10 de março, terça-feira, 20h.
Avenida Ernesto de Souza Cruz, 2171 – Cidade Antônio Estevão, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3397-9000
Entrada Franca.

TOM JAZZ
Dia 11 de março, quarta-feira, 21h30.
Avenida Angélica, 2331 – Higienópolis, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3255-0084.
Entrada Franca.
Mediante retirada de ingresso c/ 1h de antecedência.
Capacidade: 200 lugares.

Compartilhar:
1
Crédito:

  • Data: 03/03/2015 02:03
  • Alterado: 22/08/2023 09:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Editor









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados