GP da Austrália: Carlos Sainz brilha em seu retorno às pistas e Ferrari garante dobradinha
Ferrari tem excelente atuação no GP da Austrália com a vitória de Carlos Sainz; Charles Leclerc chega em segundo e Lando Norris completa o pódio
- Data: 24/03/2024 17:03
- Alterado: 24/03/2024 18:03
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Carlos Sainz e Charles Leclerc celebram dobradinha da Ferrari no GP da Austrália
Crédito:Reprodução/Scuderia Ferrari
O final de semana não poderia ter sido melhor para a Ferrari no GP da Austrália: o espanhol Carlos Sainz — em seu retorno ao volante após uma cirurgia de remoção de apêndice — venceu com tranquilidade a prova deste domingo (24). Para completar o triunfo da equipe italiana, o monegasco Charles Leclerc, chegou em segundo lugar e fez a melhor volta da prova, garantindo a dobradinha da Ferrari.
Após dias de treino que já indicavam uma corrida promissora para a Ferrari, o GP da Austrália consolidou os esforços da construtora italiana com o melhor resultado possível. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, ainda garantiu a pole position no treino qualificatório deste sábado — sua terceira nas três corridas da temporada — mas Sainz, segundo no grid, ultrapassou o tricampeão mundial logo no começo da prova.
Verstappen ainda sofreu o contratempo de seu carro passar por um superaquecimento nos freios — o que acabou por eliminá-lo da corrida, algo que não acontecia desde 2022, também na Austrália. O fato beneficiou Leclerc, que havia largado em 4º e as McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri.
Tudo deu certo para a equipe vermelha: “Executamos uma corrida perfeita,” declarou Sainz. “Acertamos a estratégia e os mecânicos foram incríveis entregando pit stops rápidos e precisos em todas as oportunidades.” O resultado foi a primeira dobradinha desde 2022, no Bahrein e a subida de Charles Leclerc para o segundo lugar no campeonato. Carlos, por sua vez, ocupa a quarta posição apesar de não ter participado da segunda etapa, na Arábia Saudita, por conta da apendicite que o levou à cirurgia.
Em entrevista após o término da corrida, o espanhol de 29 anos comentou que vem passando por uma “montanha-russa de emoções.” Além do procedimento médico que o tirou da prova anterior, o piloto recebeu, no início do ano, a notícia de que seria substituído por Hamilton na Ferrari em 2025. Apesar de estar — literalmente — com seus dias contados na equipe italiana, ele segue demonstrando profissionalismo e entregando resultados na direção de seu carro.
Mau dia para os campeões no GP da Austrália
Não foi somente Verstappen que teve problemas com seu carro — o heptacampeão mundial Lewis Hamilton também encerrou prematuramente sua participação no GP da Austrália após uma falha no motor. Seu companheiro de Mercedes, George Russell, foi outro que não completou a prova — na última volta, o inglês perdeu o controle do carro tentando alcançar a Aston Martin do bicampeão Fernando Alonso.
O espanhol fez um excelente trabalho mantendo sua posição em duelos contra o mexicano Sergio Pérez e o próprio Russell, porém acabou punido pela direção de prova que considerou sua direção “potencialmente perigosa” na curva em que o inglês se acidentou. A penalidade de 20 segundos aplicada em seu tempo final acabou por rebaixá-lo da sexta para a oitava posição na classificação.
GP da Austrália — Classificação final
Pos. – Piloto – Equipe – Pontos
1 – Carlos Sainz Jr. Ferrari – 25
2 – Charles Leclerc – Ferrari – 19
3 – Lando Norris – McLaren-Mercedes – 15
4 – Oscar Piastri – McLaren-Mercedes – 12
5 – Sergio Pérez – Red Bull Racing-Honda – 10
6 – Lance Stroll – Aston Martin Aramco-Mercedes – 8
7 – Yuki Tsunoda – RB-Honda RBPT – 6
8 – Fernando Alonso – Aston Martin Aramco-Mercedes – 4
9 – Nico Hülkenberg – Haas-Ferrari – 2
10 – Kevin Magnussen Haas-Ferrari – 1
11 – Alexander Albon – Williams-Mercedes
12 – Daniel Ricciardo – RB-Honda RBPT
13 – Pierre Gasly – Alpine-Renault
14 – Valtteri Bottas – Kick Sauber-Ferrari
15 – Zhou Guanyu – Kick Sauber-Ferrari
16 – Esteban Ocon – Alpine-Renault
17 – George Russell – Mercedes
Ret – Lewis Hamilton – Mercedes
Ret – Max Verstappen – Red Bull Racing-Honda