Governo de SP lança plano de reestruturação da cadeia do leite na ExpoPinda 2024

Por meio de resolução da Secretaria de Agricultura, governo paulista institui plano de reestruturação do setor leiteiro em evento de relevância para o segmento; medidas geram aumento de produtividade, tecnificação e diminuição de custos

  • Data: 02/08/2024 10:08
  • Alterado: 02/08/2024 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Governo de SP lança plano de reestruturação da cadeia do leite na ExpoPinda 2024

Crédito:Divulgação

Você está em:

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado de São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento lançou, nesta quinta-feira (01), um plano estadual para suporte ao setor, que enfrenta desafios como altos custos produtivos e crise de preços. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo da Pasta, Edson Fernandes, durante a ExpoPinda 2024, em Pindamonhangaba.

Entre os destaques da resolução assinada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, estão a implementação de índice de preço referencial para comercialização do leite bruto no estado (Preço do Leite Paulista), a criação de um centro de excelência para pesquisa e desenvolvimento da cadeia em Pindamonhangaba e a simplificação de processos padronizados para estimular pequenas agroindústrias do leite.

“Precisamos incentivar a cadeia e agregar valor na produção. Vamos modernizar nossa estrutura e tecnificar os produtores, retomando a competitividade da pecuária de leite paulista”, destaca o secretário.

O plano de ações é um diagnóstico técnico da cadeia produtiva para, posteriormente, promover avanços estruturais na atividade, como melhoramento genético, acesso à tecnologias e fortalecimento da governança. Assim, um cronograma de políticas públicas deve ser formulado, integrando ações municipais, estaduais e federais.

A Rede de Leite do Vale do Paraíba (O Hub do Leite) é um projeto inovador que transfere tecnologia para a cadeia do leite e vai restaurar áreas degradadas da região formada por um conjunto de 39 municípios e caracterizada principalmente por pequenas e médias propriedades que possuem o leite como o principal produto agropecuário, mas que precisam de aumento de produtividade.

A implementação do Hub do Leite em Pindamonhangaba tem como objetivo unir produtores rurais, produtores de leite e de queijos artesanais, cooperativas, prefeituras, iniciativa privada e startups, tudo isso num processo de inovação aberta e gestão compartilhada de inovação.

Compartilhar:

  • Data: 02/08/2024 10:08
  • Alterado:02/08/2024 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados