GCM de Santo André evita tentativa de roubo na Vila Linda
Câmeras de monitoramento do COI avistaram homem sendo assaltado por criminosos que estavam em motos; guardas trocaram tiros com os suspeitos
- Data: 07/04/2022 19:04
- Alterado: 07/04/2022 19:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André evitou um roubo e trocou tiros com suspeitos na noite desta quarta-feira (6), em ação na Rua Bragança, na Vila Linda.
Os guardas da 3ª Inspetoria visualizaram através das câmeras de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI) um homem sendo assaltado na via pública por quatro indivíduos em duas motos. Os agentes entraram em ação para evitar que os pertences e veículos da vítima fossem subtraídos.
Os criminosos resistiram e a equipe abriu fogo contra os bandidos, que fugiram sem levar os bens. O grupo que atendia a ocorrência, formado por seis viaturas, iniciou o cerco até que encontraram um dos criminosos baleado e internado na UPA Perimetral, no Centro da cidade. O jovem, de 21 anos, é morador de São Bernardo e passou por cirurgia no Centro Hospitalar Municipal (CHM), permanecendo sob cuidados médicos. O cidadão será entregue a Polícia Judiciária logo que se recuperar.
“Nossos guardas estão todos os dias lutando para manter a segurança da cidade, com muito esforço e dedicação. Há criminosos agindo por meio de arrastões de motos na cidade e estamos atentos a estes crimes, monitorando e sob total atenção. Desta vez tivemos sucesso em evitar o assalto de mais um andreense e seguiremos investindo nos nossos profissionais, melhorando a vida da nossa gente”, comentou o prefeito Paulo Serra.
Recentemente a Secretaria de Segurança Cidadã lançou pacote que traz o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal em 30%, com igual esforço junto à Polícia Militar, demandando investimento de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas; instalação de 500 novas câmeras pela cidade, triplicando o número atual; um novo Projeto de Lei que oficializa o programa “Vizinhança Solidária”, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa de Vizinhança Solidária ao Conselho Municipal da Segurança, e a aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros, junto ao sistema do COI.