GCM de Diadema salva criança de 2 anos
Capacitada, equipe da Inspetoria Norte, no Jardim Canhema, atendeu a pequena Rafaella e foi determinante no socorro da criança
- Data: 24/03/2023 14:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
GCM em curso
Crédito:Dino Santos
Agir com precisão e inteligência na defesa da vida faz parte da missão da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema. Para isso, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã investe continuamente em treinamento e capacitação de todo o efetivo. Graças à experiência e conhecimento, uma equipe da Inspetoria Norte (Jardim Canhema) conseguiu reanimar, socorrer e salvar a pequena Rafaella, de apenas dois anos de idade, na madrugada de domingo para segunda, 20/3.
De acordo com o pai, Leandro dos Santos, por volta das 4h da manhã, a criança acordou vomitando e foi perdendo a cor e os sentidos. Desesperados e aos gritos, os pais pegaram a menor nos braços e correram para rua em busca de socorro. Confiantes de conseguir apoio e ajuda, gritaram por socorro no portão da Inspetoria Norte da GCM Diadema, na rua Flórida, perto da casa da família.
Imediatamente, foram atendidos e acolhidos pela equipe formada pela GCM Classe Distinta Elaine juntamente com GCM Pelegrino, GCM Ramos e GCM Warnner.
“Quando ouvimos os pais gritando e com a criança desfalecida nos braços, prontamente abrimos o acesso da Base e colocamos em prática as manobras e procedimentos de primeiros socorros e reanimação. É tudo muito rápido porque aprendemos a importância que isso tem para preservar a vida da vítima e evitar possíveis sequelas”, explicou a GCM Elaine, coordenadora da equipe.
Ela contou que foi uma ação conjunta e rápida. “Enquanto parte da equipe focou no atendimento à Rafaella, os outros já adotaram outros procedimentos também importantes como o de posicionar e preparar a viatura para o efetivo transporte dela com rapidez e segurança até o Hospital Municipal, em Piraporinha”, contou.
Final feliz e família agradecida
Depois do pânico, correria e pronta intervenção dos integrantes da GCM quanto aos primeiros socorros, a Rafaella passou por uma breve internação hospitalar e voltou pra casa no final do dia seguinte, 21/3. O pai, Leandro dos Santos, contou o que aconteceu depois do atendimento inicial prestado pelos guardas municipais.
“Minha filha ficou no Hospital de Piraporinha e depois foi transferida para o Quarteirão da Saúde e ficou internada e sob observação. Aí foi melhorando até ser liberada por Neurologista no dia seguinte. O diagnóstico é de que ela convulsionou em decorrência da febre”, explicou Leandro.
“Mas agora estamos todos bem porque a Rafaella já voltou a brincar e ser a alegria da casa. Eu e a minha esposa (Solange) agradecemos imensamente à equipe da GCM pela atenção e cuidado que teve com a gente, especialmente com nossa filha”, declarou o pai. Agora, segundo ele, a criança vai continuar sendo acompanhada na UBS do bairro.
SAMU capacita a GCM
Todos os anos, os integrantes da GCM de Diadema passam por diferentes cursos de aperfeiçoamento, como o de “Primeiros Socorros”, ministrado por profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da cidade. Com ensinamentos práticos e teóricos, as aulas técnicas contribuem para que guardas civis municipais possam prestar um atendimento eficaz.
Neste primeiro semestre, o efetivo total de 274 GCMs passará por um dia inteiro de treinamento, sempre às quartas-feiras. A aula da terceira turma ocorreu no dia 22/3, ministrada pelos enfermeiros Robson e Patrícia, do Núcleo de Educação Permanente, do SAMU Diadema.
Um dos alunos dessa turma foi justamente o GCM Warnner, da equipe que prestou os primeiros socorros à Rafaella. Com três anos na Guarda Civil Municipal de Diadema, ele conta que esse já é o seu segundo treinamento desse tipo. “Todos nós ficamos felizes com a recuperação da Rafaella. Mas gostaria de destacar que o sucesso do atendimento foi fruto do trabalho coletivo de equipe”, ressaltou o GCM Warnner.
Importante ressaltar que é de praxe em ocorrências dessa natureza, a equipe da GCM acionar e trocar informações com a Central de Operações do SAMU Diadema.
De acordo com o Comando da GCM, esse curso de qualificação com aprimoramento em primeiros socorros faz parte das exigências do Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal. Além disso, a participação do Guarda Civil Municipal em uma série de cursos e treinamentos específicos é um dos requisitos para renovação anual da licença do porte de arma.