Gabriel Soares “Tomate”, da Honda Racing, vence Super Prime entre as motos do Sertões
Estreante conquista prioridade na escolha da ordem de largada e será o quinto piloto a iniciar a prova
- Data: 27/08/2022 10:08
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Honda Racing
Gabriel Soares
Crédito:Magnus Torquato/Mundo Press
Gabriel Soares “Tomate”, da equipe Honda Racing, venceu o Super Prime entre as motos da 30ª edição do Sertões na tarde desta sexta-feira (26/8), na pista montada próxima ao Marco das 3 Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). Pela primeira vez no rally, considerado o maior do mundo em trechos cronometrados (especiais), o piloto mineiro garantiu prioridade no grid e escolheu largar na quinta posição na primeira etapa da prova, marcada para este sábado (27/8), com destino a Umuarama (PR).
Ele acelera a motocicleta Honda CRF 450RX, bem como os companheiros de equipe Jean Azevedo, Martin Duplessis e Bissinho Zavatti. Após ficarem entre os oito mais rápidos do prólogo, tomada de tempos realizada pela manhã, os três pilotos também ganharam o direito de disputar o Super Prime e irão largar na segunda, sexta e sétima colocações, respectivamente.
A vitória de Tomate no Super Prime foi construída após ele ser o mais rápido em todas as baterias entre os pilotos classificados, que se enfrentaram em disputas eliminatórias no formato “mano a mano”. Para ele, disputar a prova, que além dos seus 30 anos de história comemora o bicentenário da Independência do Brasil, é a realização de um sonho. “Estou muito feliz e ainda mais realizado por ter estreado com o pé direito. Agora, é manter a cabeça no lugar, porque quero muito chegar até Salinópolis. Eu vou chegar lá!”, afirma, de olho na cidade paraense onde se dará o encerramento da competição, no dia 10 de setembro.
Outro competidor da categoria Moto 2, o paulista Bissinho Zavatti chega como um dos favoritos. “Vi que estou bem preparado e agora vou focar na disputa em si, porque teremos 14 dias muito duros pela frente”, lembra o atual bicampeão da classe.
Jean Azevedo, heptacampeão e maior vencedor na geral das motos do Sertões, cumpriu a primeira meta nesta edição histórica. “O prólogo e o Super Prime são mais para soltar a adrenalina, não é hora de arriscar muito. Consegui uma posição que vai me permitir fazer uma boa largada e esse era o meu objetivo”, conta o paulista.
Quem também está motivado com a etapa de abertura da prova é o argentino Martin Duplessis, mais um integrante da categoria Moto 1. “Soltamos um pouco essa tensão que todos os pilotos têm. Estou feliz, me sinto muito bem, minha moto está boa e amanhã vamos começar com tudo”, aposta o competidor. Ele estreou na equipe Honda Racing neste ano.
Fechando a equipe vermelha na disputa do Sertões, Tiago Wernersbach, que compete com uma CRF 250F na categoria Brasil, exclusiva para motos nacionais, viu no prólogo uma oportunidade para começar a se ambientar na disputa. “Minha moto foi super bem, achei que meu tempo foi ótimo e estou pronto pra encarar esse Sertões”, resume. O capixaba confirmou o 28º lugar no prólogo e busca o bicampeonato da categoria.
Neste sábado, a primeira etapa da competição, entre Foz do Iguaçu e Umuarama, terá 366 quilômetros de percurso, sendo 173 quilômetros de especiais. A disputa será encerrada após 14 etapas, em Salinópolis (PA), depois dos pilotos percorrerem 7.202 quilômetros, sendo 4.378 de trechos contra o relógio.