Futuro da indústria química no ABC é debatido em simpósio da Unifesp
O debate ocorreu no Teatro Clara Nunes, em Diadema.
- Data: 30/11/2022 16:11
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência GABC
Futuro da indústria química no ABC é debatido em simpósio da Unifesp
Crédito:Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC participou, nesta terça-feira (29/11), do IX Simpósio de Química da Unifesp (IX SQU). O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, participou da mesa redonda “O papel da Química na Sociedade”, que debateu, entre diversos temas, o futuro da indústria química na região do Grande ABC e no Brasil, bem como do papel das Universidades públicas e privadas neste processo.
Para o presidente, debater essa Indústria é debater a base de todos os setores industriais.
“Costumamos dizer que a indústria química é a mãe de toda a Indústria, é o início de todos os processos, então temos que ter clareza da importância e de como vamos discutir e articular. Muitos países do mundo estão se reorganizando, investindo em toda pesquisa e desenvolvimento. Nesse momento, no Brasil também temos o debate sobre o futuro da indústria química e aqui na região a gente tem debatido muito sobre isso”, comentou Aroaldo.
“O debate do futuro da indústria passa por diversos temas, como o que vai se produzir, para que vai se produzir, para onde, então é pensar toda essa cadeia e como ela será feita dentro do próximo período”, concluiu.
Na região, o tema é debatido através do Fórum da Indústria do ABC, realizado pela Agência de Desenvolvimento. Entre os objetivos do Fórum, que é permanente, está a formalização de um Pacto pela Indústria, reunindo os mais diversos atores da região em prol do fortalecimento e do desenvolvimento dos setores.
Além do presidente, também participaram da mesa o Prof. Dr. Raúl Bonne Hernández, docente da área química na UNIFESP e Karen de Souza Prado, representante da empresa Insider Store, empresa referência na criação de roupas funcionais e sustentáveis.