Fórum de Participação Popular de Diadema ganha regimento interno e calendário anual
Grupo é ferramenta institucional de interlocução com a população na formulação de políticas e ações mais eficientes
- Data: 16/05/2023 16:05
- Alterado: 16/05/2023 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Fórum de Participação Popular de Diadema
Crédito:Dino Santos
O Fórum de Participação Popular de Diadema, instrumento instituído no ano passado como ferramenta permanente de escuta da população nas decisões da administração municipal, ganhou regimento interno e conheceu as próximas etapas de atribuições do grupo ao longo do ano.
No último fim de semana, cerca de 140 representantes das lideranças comunitárias, conselhos populares, secretarias da Prefeitura e Câmara Municipal, se reuniram no auditório do Quarteirão da Saúde para deliberar sobre as regras de funcionamento e o calendário anual de atividades.
Para Dejanira Maria, diretora de Participação Popular, setor vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão, a atuação dos membros do Fórum vai possibilitar à Prefeitura a criação de políticas públicas mais inclusivas e fazer ajustes nas que estão sendo desenvolvidas.
“São os usuários dos equipamentos que podem dizer se o serviço está a contento, de qualidade, ou se está deficitário e precisa melhorar. Essa é a melhor maneira de qualificar os serviços públicos”, explicou.
Outro papel dos membros do Fórum é o de acompanhar e fiscalizar a execução dos programas e ações do Plano Plurianual Participativo (PPA). A secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz, lembrou que o PPA foi construído com efetiva participação dos moradores – que encaminharam cerca de 5 mil sugestões – e esse envolvimento levou a Prefeitura a ampliar os canais de escuta da população.
“A participação popular aumenta a eficiência e a transparência da gestão, com repercussão direta na qualidade de vida dos moradores da cidade”, atesta.
O Fórum é mais uma ferramenta do programa Bora Participar. Ele foi criado em novembro do ano passado para ser o interlocutor entre a população e a Administração e ajudar na formulação de políticas públicas e na articulação das políticas já existentes.