Fórum de Paranapiacaba escolhe representantes nesta segunda-feira
Assembleia geral para eleição de cinco membros da sociedade civil será realizada no Galpão das Oficinas
- Data: 07/08/2023 09:08
- Alterado: 07/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSA
Crédito:Angelo Baima/PSA
Será realizada nesta segunda-feira (7), das 18h às 20h, no Galpão das Oficinas (Rua da Estação, s/nº), a assembleia geral para a escolha dos representantes da sociedade civil que irão compor a gestão 2023/2025 do Fórum de Paranapiacaba.
Nesta reunião serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes, sendo um do coletivo cultural, que abrange igrejas, clubes, associações e escolas de samba; um de instituições educacionais (estadual e municipal); um do comércio gastronômico; um do segmento de monitoria local; e um do artesanato e serviços, que compreende hospedagem, lojas colaborativas e serviços turísticos em geral.
Pelos critérios estabelecidos, todos devem estar domiciliados na Vila e poderão concorrer a uma reeleição.
O Fórum será composto por 16 membros no total, incluindo representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa); e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), subordinado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
“É muito importante a participação popular, porque esta é a primeira vez que todos os segmentos estarão reunidos para o desenvolvimento da vila histórica”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
O Fórum tem caráter consultivo e paritário. Trata-se de um instrumento de participação popular, conforme a Lei nº 9.018/2007, da Zona Especial de Interesse de Patrimônio de Paranapiacaba (Zeipp).
Entre as principais metas a serem alcançadas estão o desenvolvimento sustentável, as ações educacionais e de planejamento de gestão da Vila.