Formação dá a professores opções para estimular aprendizado de estudantes
Com nome de Brincalfa, curso une brincadeiras com proposta de fortalecimento do trabalho de alfabetização
- Data: 22/09/2023 15:09
- Alterado: 22/09/2023 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Com nome de Brincalfa, curso une brincadeiras com proposta de fortalecimento do trabalho de alfabetização
Crédito:Divulgação
Formação elaborada pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, tem a intenção de estimular o aprendizado dos estudantes, principalmente nas aulas de português e matemática. As atividades de aperfeiçoamento de práticas pedagógicas são voltadas aos professores e coordenadores da rede municipal.
Com o nome Brincalfa, que une as palavras “brincadeira e alfabetização”, o curso tem como um dos pilares dar aos educadores novas alternativas para capturar a atenção do estudante, por meio de atividades que unem pequenos brinquedos, contação de histórias e até incursões no mundo lúdico.
Na atual formação, 72 professoras e coordenadoras, além de auxiliares de aulas, participam das aulas ministradas pela orientadora educacional da rede municipal Luzinaide Mota Klen.
“Propomos aos professores e professoras, principalmente, atividades que fixem a atenção do estudante, mas que também tragam resultado na oralidade, escuta e leitura. Para isso, pensamos em aulas que mesclem questões pedagógicas com conteúdo que possa divertir o aluno, como pequenos brinquedos ou a criação de histórias”, afirmou a orientadora.
Durante formação ministrada nessa semana, Luzinaide e as profissionais da educação que participaram do curso fizeram as vezes dos estudantes e criaram seus próprios contos, baseando-se em fábulas.
Uma das professoras que participou do curso é Leandra da Silva Viana, que atua na escola EM (Escola Municipal) Lavinia de Figueiredo Arnoni, com estudantes do 3º ano. Na visão da docente, o conteúdo ministrado por Luzinaide é enriquecedor. “Sempre saio daqui com muitas ideias para novas aulas. É sempre positivo que possamos contar com algum plano que nos faça manter a atenção do aluno durante a aula. E, nada melhor do que atividades que possam unir conteúdo e pequenas brincadeiras”, afirmou a professora.