Ford Ka leva nota zero em crash-test do Latin NCAP
Falta de airbags e de reforços na lateral pode provocar ferimentos graves nos passageiros em colisões laterais
- Data: 26/10/2017 22:10
- Alterado: 15/08/2023 20:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Pedro Costa — ABCdoABC
Ford Ka em crash-test do Latin NCAP
Crédito:Divulgação/Latin NCAP
Terceiro carro mais vendido do mercado brasileiro, o Ford Ka levou nota zero em um crash-test realizado pelo Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança a impactos dos automóveis vendidos na América Latina.
Esta foi a segunda vez que o modelo feito em Camaçari (BA) foi avaliado pelo órgão. Na primeira, em novembro de 2015, o compacto foi avaliado apenas em colisão frontal e obteve uma pontuação de quatro em um total de cinco estrelas. A nota zero só foi obtida porque desde 2016 o Latin NCAP realiza também o teste de impacto lateral, que foi justamente o que prejudicou o Ka.
De acordo com o órgão, a falta de reforços estruturais na lateral provocou a penetração profunda da coluna B no habitáculo e a abertura da porta traseira direita, com risco alto de lesões no peito de um ocupante adulto. Outros problemas encontrados pelo Latin NCAP foram a falta do cinto de três pontos para todos os ocupantes e dos airbags laterais, a sinalização deficiente do Isofix e a impossibilidade de desativar o airbag frontal do passageiro para a instalação de um assento infantil.
Confira o relatório completo no link