Ford Ka Freestyle: Opção pela diversão

Com motor 1.5 tricilíndrico de 136 cavalos e novo câmbio manual, Ford Ka Freestyle agrada a quem gosta de dirigir

  • Data: 29/11/2018 10:11
  • Alterado: 29/11/2018 10:11
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
Ford Ka Freestyle: Opção pela diversão

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Quando lançou no Brasil a linha 2019 do Ka, no final de julho, o objetivo da Ford era ganhar competitividade entre os compactos mais equipados. Segundo a marca, o Ka vendia bem na faixa abaixo dos R$ 50 mil – desempenho que lhe garante a posição de terceiro carro mais vendido do país. Mas, acima desse valor, os concorrentes Chevrolet Onix e Hyundai HB20 levavam vantagem. Além de um discreto “facelift”, uma peça chave na estratégia da Ford foi a oferta de um inédito câmbio automático e também a adoção de uma nova transmissão manual. De quebra, lançou a versão aventureira Freestyle, com suspensão levantada, adereços “off-road” e um pacote de equipamentos mais abrangente. As novidades, aparentemente, deram resultado. Em outubro, o Ka vendeu 10.461 unidades e tirou o segundo lugar de vendas do HB20, que emplacou 9.361 unidades. No total dos dez primeiros meses do ano, o compacto da Ford tem 87.082 emplacamentos ante 88.128 do modelo da Hyundai. Mas, se mantiver a performance crescente de vendas que mantém desde o lançamento do novo modelo, o compacto da Ford tem chances de obter uma ultrapassagem na “reta de chegada” e terminar 2018 na vice-liderança, atrás apenas do Onix.

Na linha 2019, além do já conhecido motor 1.0 com três cilindros e 85 cavalos, o Ka incorporou nas versões mais caras o motor 1.5 Dragon, de três cilindros, o mesmo apresentado no EcoSport em julho de 2017, com uma sutil redução na potência: são 136/128 cavalos ante 137/130 cavalos no EcoSport. Ainda assim, uma potência 20% superior à do antigo 1.5 Sigma de quatro cilindros, que entregava 110 cavalos. O torque chegou a 16,1 kgfm com etanol ou 15,3 kgfm com gasolina a 4.750 rpm e também superam os 14,9/14,3 kgfm a 4.250 rpm do antigo quatro cilindros. Como o três cilindros tem tecnologias como comando de válvulas variável em abertura e fechamento, as respostas em baixos giros são otimizadas. O inédito câmbio automático de 6 marchas não é a única opção – o compacto ganhou também uma nova transmissão manual. Chamada de MX65, a caixa substitui a antiga IB5 com vantagens, como a sincronização dupla para as três primeiras marchas.

No visual, as mudanças na linha 2019 do Ford Ka se resumiram às novas grades e novos para-choques. Na versão Freestyle, a grade dianteira com losangos, o rack de teto e as molduras em plástico preto que contornam toda a carroceria cumprem a função de dar um aspecto inegavelmente mais robusto ao modelo. A versão FreeStyle adota rodas e pneus de perfil maior, 185/60 R15, os mesmos da antiga versão Trail, que deixou ser oferecida. Em termos de segurança, o Ka “vestido para a trilha” é bem-dotado: vem com seis airbags, controle de estabilidade e tração, sistema anticapotamento, assistente de partida em rampa, câmera e sensores traseiros, direção elétrica progressiva com sistema que reduz a transferência de torque para o volante e controla desvios provocados por desníveis no piso. No segmento de compactos, é um pacote difícil de ser batido. O preço de R$ 63.490, embora esteja longe de fazer do Ka Freestyle manual um automóvel barato, deve incomodar os concorrentes diretos com configurações semelhantes, como as versões manuais do Hyundai HB20X (R$ 63.100) e do Chevrolet Onix Activ (R$ 63.090), na briga dos “pequenos aventureiros”.

EXPERIÊNCIA A BORDO

Traje de festa
O Ka é um hatch compacto, mas a boa altura interna facilita o acesso e dá uma sensação de espaço quando se entra no carro. Na configuração Freestyle, o Ka ostenta uma imagem aventureira e mais requintada, que o distancia bastante do estilo despojado da versão SE, a mais barata da linha. No Freestyle, o tablier e o console alternam tons de preto e marrom e os bancos têm revestimento combinando couro e tecido, nos mesmos tons. O interior tem um acabamento esmerado, com revestimento e texturas que criam um ambiente agradável. Para enfrentar melhor a concorrência entre os compactos mais equipados, a versão ganhou até vidros dianteiros acústicos para fazer com que os ruídos externos entrem mais comedidamente no habitáculo.

No tablier, se destaca a central multimídia de terceira geração Sync 3, monitorada por uma tela touch que se projeta no console central. O posicionamento da central é correto e tudo é bem funcional. Tem recursos de comandos de voz e conexão com Android Auto e Apple CarPlay e permite até o uso de Waze com iPhone. O volante multifuncional tem boa “pegada” e ainda possibilita comandar a central multimídia e o controle de cruzeiro. Um aspecto que deixa a desejar na usabilidade do Ka é o porta-malas, que leva apenas 257 litros.

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Relação instigante
Uma versão aventureira de um hatch compacto, com suspensão reforçada e um motor 1.5 tricilíndrico de 136 cavalos combinado ao novo câmbio manual. Pela “receita”, já dá para imaginar que o Ka avaliado reúne todos os elementos para ser a opção mais divertida do compacto da Ford. E é mesmo! Não é preciso muito tempo para perceber que o motor dá a sobra para mover o Ka FreeStyle com exuberância. Com o novo “powertrain”, 85% do torque estão disponíveis já em 1.500 giros. Na prática, ao volante, isso se traduz em reações quase instantâneas às acelerações, com um ganho de velocidade vigoroso e progressivo. Assim, as ultrapassagens se tornam sempre fáceis e confiáveis. A boa performance é estimulada pelo novo câmbio manual, que se mostra bastante suave. Os engates são precisos, as mudanças não emitem ruídos e as passagens são efetuadas com elegância.

Na versão “crossover” de seu compacto, a Ford reforçou a suspensão para suportar as exigências do novo motor e ainda enfrentar pisos acidentados. Ampliou a altura de rodagem até atingir 18,8 centímetros, apenas 1,2 cm a menos que o EcoSport. Amortecedores foram recalibrados, o eixo traseiro está 30% mais rígido e as bitolas (distâncias entre as rodas no eixo) ficaram 3 centímetros mais largas. O comportamento em curvas de alta é bem consistente e transmite confiabilidade. Que é reforçada por outra novidade da versão: o ARP (Active Rollover Protection). Integrado aos controles de tração e de estabilidade, o sistema atua nos freios e na aceleração caso haja sinais de iminência de capotamento.

Em resumo, o Ka FreeStyle com câmbio manual é um compacto divertido de se dirigir. A proposta da Ford, de melhorar a relação custo/benefício ao incluir mais equipamentos e manter preços competitivos em relação às versões concorrentes, dá mostras de ter sido acertada. Apesar do visual “moderninho”, o Freestyle manual tem elementos para agradar também aos motoristas mais conservadores. Do tipo “old school”, que ainda gosta de engatar manualmente as marchas para obter um desempenho mais esportivo.

FICHA TÉCNICA
Ford Ka FreeStyle manual

Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.497 cm³, três cilindros em linha, duplo comando variável na admissão e no escape no cabeçote e quatro válvulas por cilindro. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira e controle eletrônico de tração.
Potência: 128/136 cavalos com gasolina/etanol a 6.500 giros.
Torque: 15,6/16,1 kgfm a gasolina/etanol a 4.750 mil giros.
Diâmetro e curso: 84 mm X 90 mm. Taxa de compressão: 12:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Controle de estabilidade de série.
Pneus: 185/65 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS com EBD com assistência de frenagem e de partida em rampa.
Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,89 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,57 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.080 kg.
Capacidade do porta-malas: 257 litros.
Tanque de combustível: 51,6 litros.
Produção: Camaçari, na Bahia.
Lançamento no Brasil: julho de 2018.
Itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas com controle remoto, chave canivete, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura da coluna de direção, sistema multimídia Sync 3 com comando de voz e conexão Bluetooth, tela flutuante de alta resolução com 8 polegadas, rodas de liga leve com 15 polegadas, pneus de uso misto, faróis de neblina dianteiros, controle de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, banco parcialmente revestidos em couro, rack no teto, sensor de estacionamento traseiro e câmara de ré.
Preço: R$ 63.490.

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