FMABC promove campanha sobre uso racional de medicamentos_x000D_ _x000D_
Ação ocorre pelo quinto ano consecutivo; população contará com orientações gratuitas de docentes e alunos
- Data: 06/05/2019 14:05
- Alterado: 06/05/2019 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: FUABC
Crédito:divulgação/FUABC
O curso de Farmácia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organiza na próxima terça-feira (7 de maio), pelo quinto ano consecutivo, a Campanha de Uso Racional de Medicamentos. O objetivo é celebrar o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – comemorado oficialmente em 5 de maio – com palestras e orientações sobre o tema à população. As atividades são gratuitas e ocorrerão das 9h30 às 13h, no saguão de espera do ambulatório, no prédio Anexo III. Das 17h30 às 18h30 haverá nova ação, desta vez em frente ao Prédio Central, voltada aos alunos, professores e demais funcionários da instituição.
A iniciativa terá participação da Liga de Assistência Farmacêutica da FMABC e dos discentes, além da professora de assistência farmacêutica, Carla Danielly Pombal Bianchini, da vice-coordenadora do curso de Farmácia, Ana Beatriz Ramos de Oliveira Pinn, da coordenadora, Sonia Hix, e do professor de Farmacobotânica e Fitoterápicos. José Armando Júnior.
Entre os temas abordados estarão os riscos da automedicação, descarte adequado de medicamentos vencidos, prescrição médica, consumo de bebidas alcoólicas durante tratamento medicamentoso, esclarecimentos sobre fitoterápicos, entre outros assuntos. Também serão montados estandes com demonstrações de diferentes formulações farmacêuticas e o descarte adequado de medicamentos. Os participantes responderão a questionários sobre o tema para pesquisas futuras e receberão folhetos informativos.
RISCOS À SAÚDE
Segundo informações do Ministério da Saúde, a automedicação traz grandes riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até mesmo a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos tem justamente esses objetivos: alertar a população sobre os riscos, assim como ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Além do agravamento de doenças, a automedicação pode promover a combinação errada de substâncias, com riscos de anular ou potencializar os efeitos dos medicamentos em uso.