Florestan oferece ‘dia de beleza’ para voluntários e trabalhadores da educação
Cerca de 100 participantes do programa Ação Compartilhada e agentes de cozinha das escolas municipais participaram do Florestan Embeleza
- Data: 17/07/2023 14:07
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Dia de beleza
Crédito:André Baldini
Cerca de 100 participantes do programa Ação Compartilhada e agentes de cozinha de escolas municipais tiveram acesso, nesta segunda-feira (17/7), a diversos serviços gratuitos de beleza e bem-estar durante mais uma edição do Florestan Embeleza, iniciativa da Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema. O evento aconteceu em várias salas da Fundação, na região central da cidade.
Durante o Embeleza, alunos dos cursos da área de beleza oferecidos pela Fundação atendem a população e tem a oportunidade de exercitar na prática o que aprendem em sala de aula. Nesta edição da ação social, os serviços oferecidos a quem desejava dar um trato no visual foram: maquiagem, design de sobrancelhas, tranças e depilação.
A Ação Compartilhada é um programa da Secretaria de Educação que reúne e capacita lideranças comunitárias que atuam, então, multiplicando saberes e experiências. O objetivo da ação é o fortalecimento de vínculos sociais, empoderamento de mulheres e promoção de formações que possibilitem a reinserção no mercado de trabalho.
O programa acontece em dois locais, o Centro de Formação Integral (Cefei) Paineiras e o Cefei Nações, por onde circulam, por mês, cerca de 400 participantes. Nos locais são oferecidas oficinas de bordado, crochê, zumba, dança, defesa pessoal, libras, além de apoio pedagógico para crianças e debatidos temas relativos à cidadania.
Patrícia Marinho, coordenadora do Ação Compartilhada, explica que o dia para cuidar da beleza, de forma gratuita, é uma grande recompensa para as participantes voluntárias do programa. “Essas mulheres passam e têm que superar muitas dificuldades, inclusive financeiras, e ter esse dia de beleza é ótimo para elevar a autoestima dessas trabalhadoras sociais”, afirma.
Elisângela Ferreira, 49, uma das participantes do Ação Compartilhada que atua no Cefei Paineiras, que tinha passado pelo serviço de depilação e se preparava para uma sessão de design de sobrancelha, falou sobre a oportunidade proporcionada pelo Embeleza. “Muito bom isso de levar esses serviços gratuitamente para a população. As meninas que conheço não conseguem ter acesso a esses serviços com facilidade e tendo esse privilégio aqui é ótimo!”, esclareceu, empolgada.
Uma das alunas do curso de Manicure da Florestan, Cleiser Silva, 32, já havia feito as unhas de várias mulheres. Mesmo atuando há 13 anos como manicure, ela estava feliz de poder realizar o curso. “Estou fazendo uma atualização na minha formação e, mesmo já trabalhando na área, aprendo muitas coisas novas com a professora, que é ótima. Além disso, trabalhava sem o certificado de manicure, que agora vou obter”, afirma.
Admissão – Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da Fundação, explicou que Cleiser, assim como muitos outros alunos da Florestan, tiveram oportunidade de se formarem na Florestan devido a uma mudança fundamental: a abolição da prova admissional.
“Uma escola que tem o nome de Florestan Fernandes e inspiração em Paulo Freire não podia utilizar um método excludente para o ingresso, como era a prova admissional. As pessoas que têm menos condições financeiras e educacionais, antes chegavam aqui e eram, muitas vezes, eliminadas pela prova. Muitas saíam chorando”, justifica.
Ele ainda informa que, antes, o número de pessoas formadas pela Florestan era muito menor, cerca de 1,3 mil, frente às cerca de 7 mil que se formam hoje. “Além disso, com essa mudança, temos percebido que, após se formar na Fundação e conseguir, muitas vezes, uma condição econômica melhor, muitos ex-alunos nossos procuram melhorar ainda mais sua formação, inclusive pleiteando cursar faculdade.”
Centro de formação – Tendo a missão de democratizar o acesso à qualificação profissional de jovens e adultos, promovendo, ao mesmo tempo, políticas de reinserção ao mercado de trabalho, a Florestan oferece capacitação gratuita em diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras.
Além de oferecer muita diversidade em termos de formação, a Florestan Fernandes tem qualidade certificada pelo IndSat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), índice que mede a satisfação, pela população, de diversos serviços públicos. A autarquia obteve Grau de Excelência pela qualidade de suas instalações físicas e formações profissionalizantes.