Florestan Fernandes recebe exposição ‘Visibilidade Trans’
Fotos mostram moradores de Diadema, seus sonhos e desejos; objetivo é naturalizar as vivências de pessoas trans e combater o preconceito
- Data: 22/05/2023 09:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Exposição ‘Visibilidade Trans’
Crédito:Igor Andrade Cotrim
A exposição “Visibilidade Trans – Muito além do gênero” está disponível para visitação até 4 de junho, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na Fundação Florestan Fernandes (Rua Manuel da Nóbrega, 1.149 – Vila Conceição), autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema.
Compõem a mostra 6 painéis com fotos de moradores de Diadema que se identificam como homens e mulheres trans e travestis e um painel informativo. O objetivo da exposição, que conta com textos que falam sobre a vida e sonhos dos retratados, é naturalizar as vivências de pessoas trans e combater o preconceito.
As fotos são de Adriana Horvath, fotógrafa da Prefeitura de Diadema e professora de fotografia que já realizou exposições sobre outras temáticas, como moradores de rua e a cultura da população negra. Ela falou sobre a satisfação de ter suas fotos expostas. “Fotografar para mim é uma forma de traduzir a pessoa em seus objetivos e necessidades através da representação de uma imagem com a qual ela se identifique e se sinta contemplada.”
A mostra, organizada pela Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades a Prefeitura de Diadema, é itinerante e já esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Paço Municipal e Quarteirão da Saúde.